56ª Convenção da Confederação Israelita do Brasil reúne governadores e lideranças políticas

Evento reuniu governadores, parlamentares e lideranças judaicas na Hebraica, em São Paulo, para discutir democracia, diversidade e combate ao ódio.

Fonte: Guiame, Silas AnastácioAtualizado: terça-feira, 11 de novembro de 2025 às 16:57
Cláudio Lottenberg, presidente da CONIB; Efraim Filho, senador (União-PB); e Tarcísio de Freitas, governador de SP. (Foto: Flavio Mello/CONIB)
Cláudio Lottenberg, presidente da CONIB; Efraim Filho, senador (União-PB); e Tarcísio de Freitas, governador de SP. (Foto: Flavio Mello/CONIB)

A 56ª Convenção Anual da CONIB (Confederação Israelita do Brasil) foi mais do que um encontro, tornou-se uma celebração dos valores que sustentam a convivência, a justiça e a esperança.

Realizada nos dias 8 e 9 de novembro, na Hebraica de São Paulo, a convenção reuniu a comunidade judaica brasileira, governadores e lideranças políticas e institucionais em torno de um propósito comum: reafirmar o compromisso com a liberdade, a democracia e o respeito mútuo, princípios que ultrapassam fronteiras e resistem ao tempo.

Na noite de sábado (8), um jantar de gala marcou a programação da convenção, reunindo governadores, autoridades e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo, celebração e inspiração.

Entre os presentes estavam os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS), o senador Efraim Filho, o cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, o prefeito Ricardo Nunes e a assessora especial do presidente Lula, Clara Ant.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. (Foto: Flavio Mello/CONIB)

As mensagens enviadas pelos governadores Romeu Zema (MG) e Ibaneis Rocha (DF) reforçaram o reconhecimento nacional à atuação da CONIB na promoção de valores democráticos e na defesa da comunidade judaica no Brasil.

Claudio Lottenberg, presidente da CONIB, destacou a trajetória da instituição na luta contra o antissemitismo e o discurso de ódio.

Claudio Lottenberg, presidente da CONIB. (Foto: Flavio Mello/CONIB)

Com apresentação de Didi Wagner, a noite foi marcada por emoção, reflexão e esperança.

O governador de São Paulo empolgou os presentes ao afirmar: “O Estado de São Paulo é muito grato à comunidade judaica e, obviamente, a gente tem que externar isso em todos os momentos, principalmente no momento em que a gente, às vezes, se aborrece ou fica indignado com algumas atitudes. Não faz sentido, por exemplo, o Brasil abandonar a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto”.

No domingo (9), a Convenção seguiu com uma série de painéis que reuniram especialistas e líderes para debater temas essenciais ao Brasil e ao mundo contemporâneo – democracia, eleições, identidade, segurança, geopolítica e o combate ao antissemitismo.

Cada fala, cada gesto, cada presença reafirmou o espírito que move a CONIB há mais de meio século: o de uma comunidade que, unida em seus valores e aberta ao diálogo, acredita no poder da convivência, da educação e do respeito para construir um futuro mais justo e mais humano para todos.

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições