A Faculdade de Direito da USP, por meio da Associação dos Antigos Alunos, recebeu, no final da tarde de segunda-feira (17), evento promovido pela Fraternidade Judaica de Alunos da USP.
O encontro teve por objetivo debater o antissemitismo na comunidade acadêmica e prestar desagravo ao professor e cientista político André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, vítima de postagem antissemita veiculada por alunos da própria faculdade.
O evento reuniu cerca de 60 pessoas e contou com a participação de ex-alunos judeus e não judeus, professores, juristas e representantes de instituições engajadas no enfrentamento ao ódio e à discriminação.
![]()
Evento na Faculdade de Direito da USP, promovido pela Fraternidade Judaica de Alunos da universidade. (Imagem: CONIB)
Entre os presentes estavam nomes de grande relevância para o direito e para a vida pública brasileira, entre eles o ex-chanceler Celso Lafer; o jurista Fernando Lottenberg; o ex-ministro ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach; o cientista político Samuel Feldberg, além de professores eméritos e docentes da Faculdade.
A diretoria da faculdade esteve representada por seu diretor, Celso Fernandes Campilongo, que reforçou a importância de manter a Faculdade de Direito como um espaço livre de discriminações, acolhedor para todas as comunidades e comprometido com o debate democrático.
![]()
CONIB em evento na Faculdade de Direito da USP, promovido pela Fraternidade Judaica de Alunos da universidade. (Imagem: CONIB)
Sergio Napchan, diretor executivo da CONIB (Confederação Israelita do Brasil), elogiou a qualidade do debate e a organização da atividade, ressaltando o papel central da CONIB, como representante da comunidade judaica no Brasil e sua atuação junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e em “apoio a iniciativas sociais, políticas, culturais e educacionais que fortalecem nossa identidade judaico-brasileira e reforçam o sentido profundo de comunidade”.
“Hoje, mais do que nunca, reafirmamos algo que não pode ser esquecido: não há espaço — e não pode haver — para a intolerância, o ódio ou qualquer forma de discriminação. O dever de proteger ambientes de liberdade, respeito e convivência pacífica é coletivo. Pertence a todos nós”, destacou Napchan.
André Last, o homenageado, agradeceu o desagravo e a postura da faculdade, afirmando que o gesto extrapola a defesa de um indivíduo ofendido e representa a proteção de toda a coletividade judaica no meio acadêmico.
Fonte: Celia Bensadon / Conib
Silas Anastácio é fundador do Ministério Davar, evangelista e expositor bíblico com sólida atuação há mais de uma década em temas relacionados ao Estado de Israel e à comunidade judaica. Também desempenha papel estratégico nos bastidores da mídia evangélica, contribuindo para a articulação e divulgação de conteúdos que fortalecem os valores da fé cristã.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: A biografia de João Batista – Introdução
