Em seu esforço contínuo para alcançar a Bíblia, a ciência finalmente descobriu evidências do terremoto catastrófico que os profetas Amós e Zacarias descreveram. Em um artigo intitulado "Checando os fatos do livro de Amós", escrito por Ruth Schuster o site israelense Haaretz explorou a prova de que tal terremoto realmente ocorreu.
"As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto", diz o trecho de Amós 1:1.
O reinado de Uzias foi supostamente o mais próspero — exceto o de Josafá — desde o tempo de Salomão. Ele agiu corretamente no início de seu reinado e foi considerado um rei justo. Mais tarde, ele se tornou arrogante devido ao seu sucesso. Ele entrou no Templo de Salomão, tentando oferecer incenso em um ato que usurpou a posição dos sacerdotes. Um enorme terremoto aconteceu e Uzias foi acometido de lepra.
O terremoto foi descrito não apenas no verso de abertura do livro de Amós, mencionado acima, mas também pelo profeta Zacarias.
"E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo". (Zacarias 14:5)
Os terremotos parecem ter sido comuns em Israel durante a era do Segundo Templo, como indicado na oração do sumo sacerdote no Yom Kippur. O sumo sacerdote incluiu um desejo especial de que as pessoas que viviam em Samaria fossem poupadas do destino de "ter suas casas transformadas em seus túmulos".
No versículo anterior, Zacarias descreveu o que muitos judeus vêem como "um terremoto anterior ao Messias, que transformará a topografia de Jerusalém".
"Naquele dia os pés dele ficarão no Monte das Oliveiras, que fica ao leste de Jerusalém. E de leste a oeste o Monte das Oliveiras será dividido em duas metades por um vale muito grande, de modo que uma metade se mova para o norte. e o outro para o sul "(Zacarias 14: 4).
Apoiar o relato da Bíblia é uma riqueza de dados arqueológicos que indicam uma destruição generalizada na região no oitavo século aC. Grande parte da destruição pode ser atribuída à conquista dos assírios, mas o professor Wolfgang Zwickel, da Universidade de Mainz, apontou que a destruição universal não indica necessariamente guerra. Quaisquer cidades que se submetessem a um inimigo superior seriam poupadas. Mas se todas as cidades em uma grande área indicam níveis de destruição simultâneos, é mais provável que a causa tenha sido uma catástrofe natural como um terremoto.
Isso foi apoiado por descobertas feitas em uma escavação em Hazor pelos professores Israel Finkelstein e Yigal Yadin, que encontraram um nível de destruição correspondente a 760 aC. Em outra escavação em Lachish, David Ussishkin encontrou um nível de destruição ao mesmo tempo. O pedaço de terra também tem uma camada similar que data de meados do oitavo século aC.
De fato, análises de evidências arqueológicas feitas por Kate Raphael e Amotz Agnon, da Universidade Hebraica, concluíram que houve 11 tremores nas idades Bronze e Ferro em Israel, dois no oitavo século aC. Usando datação de carbono-14 de matéria orgânica encontrada em amostras de núcleo retiradas do Mar Morto, os cientistas dataram um terremoto para 861-705 aC. e o segundo para 824-667 aC. Prof Zwickel sugeriu que o profeta estava se referindo ao mais forte dos dois.
De acordo com Steven A. Austin, um professor criacionista de Geologia, a magnitude deste terremoto pode ter sido de pelo menos 7,8, mas é mais provável que seja de 8,2. "Este evento de magnitude 8 de 750 a.C. parece ser o maior já documentado na zona de falha de transformação do Mar Morto durante os últimos quatro milênios."
O Haaretz também observou que o terremoto foi descrito por Josephus Flavius, um erudito historiador romano-judaico do primeiro século. Josefo descreveu o terremoto como ocorrendo durante o tempo do rei Uzias (também conhecido como Azarias), que se acredita ter governado Judá de 787 a 736 aC.
"Um grande terremoto sacudiu o chão, e uma fenda foi feita no templo, e os raios brilhantes do sol brilharam através dele, e caíram sobre o rosto do rei; de modo que a lepra se apossou dele imediatamente", escreveu Josefo. "E antes da cidade, em um lugar chamado Eroge, metade da montanha se separou do resto no oeste".
Apesar da riqueza de evidências científicas que apoiam o relato bíblico do terremoto, o artigo no Haaretz começa com a declaração: "É raro encontrar evidências que apoiem a narrativa bíblica", e conclui que o profeta Zacarias não era uma fonte confiável quando se referia a o terremoto.
"No final do dia, o que temos é a evidência de dois terremotos fortes no oitavo século AEC, que apoiam o relato bíblico em Amós, e Zacarias também", diz o artigo do Haaretz.