De acordo com o The Times of Israel, o Ministério da Defesa do Irã revelou na terça-feira (22) que possui um drone semelhante ao MQ-9 Reaper armado dos EUA, com capacidade de atingir seu inimigo Israel.
Segundo os responsáveis, a aeronave é capaz de permanecer no ar por 24 horas. A mídia iraniana publicou um vídeo exibindo o drone e outras armas, acompanhado de um texto, em hebraico e persa, avisando: “Preparem seus abrigos” e “o fogo está a caminho”.
A agência de notícias estatal iraniana IRNA publicou uma imagem do drone, chamado Mohajer-10, em exibição durante uma conferência que marca o Dia da Indústria de Defesa.
Iran today unveiled the latest entry in its Mohajer drones - Mohajer 10. It has a reported operational range of 2,000 km.
— Kian Sharifi (@KianSharifi) August 22, 2023
State media have released the video below. The text in Persian and Hebrew at about 9 second in reads: "Prepare your bunkers". pic.twitter.com/ji5wyFgOqs
Sobre o drone
“Mohajer” significa “imigrante” em farsi e é uma linha de drones fabricada pela República Islâmica desde 1985. A IRNA disse que o drone é capaz de voar até 24.000 pés com uma velocidade de 210 km/h, carregando uma carga útil de bomba de até 300 kg.
Além disso, o drone poderia transportar equipamento de vigilância eletrônica e uma câmera.
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, um extremista religioso islâmico e protegido do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, também esteve na visitação do drone.
O Reaper tem um significado especial para o Irã, já que teria levado a cabo o ataque de 2020 em Bagdá que matou Qassem Soleimani, um importante general iraniano da Guarda Revolucionária paramilitar.
“Hoje, podemos apresentar firmemente o Irã ao mundo como uma nação avançada e tecnológica”, disse Raisi em comentários transmitidos pela TV estatal.