O primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, parabenizou o Brasil por seus 200 anos de Independência na segunda-feira (7) e homenageou a nação por ajudar na criação do Estado de Israel há 75 anos.
Em vídeo em sua conta no Twitter, o premiê afirmou que o povo judeu e o povo brasileiro possuem um vínculo profundo, lembrando que a primeira sinagoga da América foi fundada em Recife, no século 17.
“Hoje, a amizade entre nossas nações e povos está mais forte do que nunca. Feliz 200 anos de Independência ao povo do Brasil!”, afirmou.
Lapid destacou que a nação brasileira desempenhou um papel importante na fundação de Israel, em novembro de 1947.
“O brasileiro Osvaldo Aranha presidiu a sessão da ONU, em Nova York, que abriu caminho para o renascimento de Israel em nossa antiga pátria. Osvaldo não apenas se contentou em votar a favor de Israel. Ele também ajudou a garantir a maioria necessária para aprovar esta histórica decisão”, declarou.
Para o primeiro-ministro, o Brasil enriqueceu o mundo com sua cultura, música e futebol. “O mundo ama o Brasil. Israel ama o Brasil”, disse Yair Lapid.
E acrescentou: “Em nome do Estado de Israel envio minhas mais calorosas saudações a todo povo brasileiro por ocasião da celebração de 200 anos de Independência. E desejo a vocês muitos outros anos de saúde, felicidade e prosperidade”.
O rabino messiânico Matheus Zandona comentou as felicitações do premiê israelense, ressaltando a promessa de Deus de abençoar as nações que abençoarem Israel.
“Abençoarei os que te abençoarem! Não deixe que esse relacionamento seja extinto! Restauração já!”, escreveu o líder brasileiro em postagem no Instagram, na segunda-feira (7).