O Congresso introduziu um projeto de lei bipartidário para revisar anualmente se os recursos educacionais usados nas escolas palestinas continuam a encorajar "violência ou intolerância em relação a outras nações ou grupos étnicos".
A Lei de Transparência de Currículo Educacional da Autoridade Palestina foi recentemente introduzida na Câmara dos Representantes dos EUA pelo Dep. David Young e exige que o Departamento de Estado norte-americano apresente relatórios anuais revendo o material educacional usado nas escolas da Cisjordânia e Gaza, administradas pela Autoridade Palestina e a Agência de Refugiados Palestinos das Nações Unidas (UNRWA). O Instituto de Monitoramento da Paz e Tolerância Cultural na Educação Escolar (IMPACT-se), uma organização de pesquisa que analisa materiais educacionais, também participou da redação do projeto.
Segundo o relatório, apesar de reformados em 2016 e 2017, os currículos palestinos da 1ª à 11ª série nas escolas "não atendem aos padrões internacionais de paz e tolerância em materiais educacionais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura".
Conteúdo extremista
O projeto exigirá que o secretário de estado monitore o currículo didático palestino por meio de padrões internacionalmente reconhecidos de paz e tolerância, que incluem a promoção do respeito, pacificação, igualdade de gênero, boa prosperidade e cooperação, informação imparcial e livre de palavras e ilustrações que apoiem o ódio aos outros. Em vez disso, quando o IMPACT-se revisou os livros didáticos palestinos no ano passado, encontrou resultados alarmantes nos livros didáticos palestinos, como:
- A radicalização é generalizada em todo este novo currículo, em maior medida do que antes. Os novos livros didáticos preparam jovens palestinos para se sacrificarem através do martírio. Eles promovem o ódio, estão comprometidos com a jihad e apresentam um islamismo radical e, ocasionalmente, uma visão de mundo salafista.
- O currículo rejeita as negociações com Israel como o método preferido para alcançar o Estado. Em vez disso, as crianças em idade escolar aprendem que um Estado palestino será alcançado através do martírio, da violência e da guerra religiosa.
- O martírio para meninos e meninas é ensinado como um objetivo de vida. Sua recompensa será no céu onde os mártires são casados com 72 esposas. Está implícito que as crianças não devem dizer a seus pais que pretendem se tornar mártires. As meninas ganham igualdade com os meninos através do martírio. Morrer é melhor que viver. Aqueles que arriscam suas vidas são elogiados, e aqueles que escolhem uma vida não violenta são covardes e denegridos.
- A Jihad é o aspecto mais importante da vida. Lições de ciências são usadas para ensinar violência, e a guerra é um fenômeno permanente. A luta é nacionalista, para conquistar a Palestina desde o rio Jordão até o mar Mediterrâneo, mas também islamista, com influências salafistas cada vez mais óbvias. A morte é um privilégio e a luta é uma necessidade permanente.
- O foco do currículo não é mais simplesmente demonizar Israel, mas expor uma justificativa para a guerra, que é um elemento permanente e natural, retratado como um fenômeno que acompanha a humanidade desde os primórdios da história.
Financiamento cancelado
O ministro israelense da Segurança Interna, Gilad Erdan, postou em seu perfil oficial do Twitter que a UNRWA "precisa de US$ 217 milhões para administrar escolas para crianças palestinas e a Autoridade Palestina quer que os Estados Unidos ajudem a pagar a conta. Mas a Autoridade Palestina afirmou que, se forçada a escolher, pagará mais de US $ 358 milhões de seu orçamento total de 2017 a terroristas e suas famílias.
Em 2016, ela gastou US$ 322 milhões em subsídios para terroristas. A ajuda — uma média anual de US$ 335 milhões nos últimos cinco anos — veio dos Estados Unidos. No entanto, desde que a Lei da Força de Taylor tornou-se lei este ano, o governo Trump irá cancelar os fundos para a Autoridade Palestina até que eles parem e denunciem o financiamento e apoio a terroristas e suas famílias por atos contra Israel e os Estados Unidos.
"Aplaudo o Congresso por introduzir a Lei de Transparência do Currículo Educacional da Autoridade Palestina para ajudar a impedir que a Autoridade Palestina prepare crianças inocentes para se tornarem terroristas", disse Mat Staver, Presidente do Conselho da Liberdade, presidente dos Cristãos em Defesa de Israel e Fundador e Presidente da Jornada da Aliança.
"Deve-se ensinar às crianças habilidades para a vida para que tenham uma vida longa e produtiva, não para que se tornem mártires com a missão de prejudicar Israel e a América. Sou grato ao presidente Trump, que está disposto a dar o tom e fazer o que é certo em relação ao terrorismo. Cancelamos os fundos para a Autoridade Palestina. Devemos continuar a resistir ao seu bullying e não permitir que nossos impostos contribuam para promover e financiar o terrorismo", disse Staver.