Mosaicos do Sansão bíblico são descobertos em escavação na Galileia

O painel de mosaico, datado da era romana, representa a figura do juiz Sansão, animais e soldados filisteus mortos.

Fonte: Guiame, com informações de The Jerusalem PostAtualizado: quarta-feira, 12 de julho de 2023 às 15:50
Galileia. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Robert Bye).
Galileia. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Robert Bye).

Mosaicos do Sansão bíblico foram descobertos recentemente durante uma escavação na Galileia, em Israel.

Os arqueólogos da “Escavação de Huqoq” encontraram a obra de arte em uma sinagoga de 1.600 anos em Huqoq, uma antiga vila judaica na Baixa Galileia. 

O painel de mosaico, datado da era romana, representa a figura do juiz Sansão. A borda decorada do painel apresenta animais predadores caçando suas presas. A arte ainda inclui a representação de um cavaleiro e um soldado filisteu mortos.

A peça tem uma inscrição hebraica emoldurada por uma coroa de flores. Há também uma inscrição em aramaico, que parece registrar os nomes dos patronos que financiaram a arte da sinagoga ou dos artistas que a criaram.

Descobertas anteriores

Outros painéis de mosaico retratando momentos da vida de Sansão já haviam sido descobertos nas temporadas de escavação de 2012 e 2013, incluindo representações das façanhas de Sansão com raposas, conforme narrado em Juízes 15:4, e de Sansão carregando o portão de Gaza em seus ombros, conforme a passagem de Juízes 16:3.

De acordo com o The Jerusalem Post, as recentes descobertas aprofundaram a narrativa de Sansão.

A escavação de Huqoq foi um esforço internacional que durou uma década e foi finalizada neste ano. O projeto foi liderado pelo Prof. Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte.

As escavações resultaram em descobertas importantes sobre a terra de Israel no final da era romana, por volta de 400 a.C. 

Entre os achados está um painel que mostra dois espias, enviados por Moisés para explorar Canaã, carregando um cacho de uvas em uma vara. Outro painel exibe um conjunto de figuras de animais, representando as quatro bestas dos quatro reinos mencionados em Daniel 7.

Outras descobertas incluem representações da Arca de Noé, da abertura do Mar Vermelho, Jonas sendo engolido por três peixes e a construção da Torre de Babel.

O local das descobertas arqueológicas serão entregues à Autoridade de Antiguidades de Israel e ao Keren Kayemet LeIsrael-Jewish National Fund. O lugar histórico será transformado em atração turística para que os visitantes possam ver as obras.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições