Evangélicos são o público que mais lê no Brasil, diz diretor da Mundo Cristão

Renato Fleischner, diretor de operações da Editora Mundo Cristão, fala sobre o impacto dos evangélicos no mercado editorial cristão.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025 às 14:27
Renato Fleischner. (Foto: Divulgação/Editora Mundo Cristão)
Renato Fleischner. (Foto: Divulgação/Editora Mundo Cristão)

O público evangélico pode ser considerado o maior segmento de leitores do Brasil. A afirmação é de Renato Fleischner, diretor de operações da Editora Mundo Cristão, que celebra 60 anos de atuação em 2025. 

Segundo ele, os números de vendas de livros cristãos mostram um público fiel e engajado, que consome literatura principalmente para edificar sua fé.

“A Mundo Cristão tem demonstrado um crescimento contínuo no mercado editorial. Em 2024, registramos a venda de mais de 310 mil exemplares de livros físicos e um aumento de 45% no faturamento em relação ao ano anterior”, disse Fleischner em entrevista ao Guiame

“O sucesso de títulos voltados para a espiritualidade, como As 5 Linguagens do Amor, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias, e a série O Poder, de Stormie Omartian, que ultrapassou 5 milhões de exemplares vendidos, indicam um público amplo e fiel, interessado em literatura cristã para edificação pessoal, familiar e comunitária.”

O crescimento da população evangélica no Brasil tem impacto direto no mercado editorial cristão, conforme explica Fleischner. 

“O aumento do número de evangélicos tem impulsionado a busca por materiais que fortaleçam a fé e a prática cristã”, destacou. “Nós acompanhamos essa demanda com uma curadoria editorial focada em questões essenciais da espiritualidade, oferecendo publicações que ajudam os leitores a ouvir melhor a voz de Deus, edificar suas comunidades e fortalecer seus relacionamentos familiares.”

A editora, que já lançou diversos best-sellers ao longo das décadas, também aposta na diversidade de conteúdos para atender ao público cristão. 

“Além de obras voltadas à espiritualidade e à vida devocional, temos investido em ficção cristã, um segmento que vem ganhando força desde 2023 com o lançamento de Corajosas e que será expandido ainda mais em 2025.”

60 anos de história 

Ao longo das últimas seis décadas, a Mundo Cristão acompanhou e impulsionou transformações no mercado editorial cristão. Desde a publicação de O Mais Importante é o Amor, no final da década de 1960, até a criação da Nova Versão Transformadora (NVT) da Bíblia em 2016, a editora tem se destacado pela inovação e acessibilidade.

“Desde nossa fundação, temos buscado formas de tornar a mensagem cristã mais acessível ao público brasileiro”, afirmou Fleischner. “Em 2016, a chegada da NVT ofereceu um novo frescor para o reencontro do leitor com o texto sagrado, aliando erudição e comunicabilidade.”

Além das publicações tradicionais, a editora tem investido no mercado digital. “Publicamos e-books desde 2012, lançamos audiobooks em 2017, e agora temos o MC Global, um projeto para levar a literatura cristã brasileira para um público internacional”, disse o diretor. Outra inovação da Mundo Cristão foi a publicação da Bíblia Filament, uma das edições mais tecnológicas do texto sagrado. “Esse projeto sincroniza o texto impresso com um aplicativo móvel que oferece desde notas explicativas até vídeos, áudios, mapas interativos e devocionais.”

Ficção cristã e planos para o futuro

Nos últimos anos, um segmento tem se destacado no mercado cristão: a ficção cristã. “Desde 2023, temos visto um crescimento exponencial desse gênero”, afirmou Fleischner. “O livro Corajosas marcou essa virada, e a partir de 2025, traremos lançamentos mensais, incluindo obras de autores nacionais e traduções de grandes sucessos internacionais.”

O impacto foi significativo: entre 2022 e 2024, o faturamento com ficção cristã cresceu mais de 5000%. “Esse movimento mostra que o público cristão busca narrativas envolventes que, além do entretenimento, carregam mensagens de fé e transformação”, disse o diretor.

Para celebrar as seis décadas da editora, além de novos lançamentos, a Mundo Cristão também modernizou sua identidade visual e criou uma nova logomarca. “Estamos nos preparando para um novo ciclo de crescimento, e a atualização da nossa identidade reflete essa nova fase.”

O futuro da leitura no Brasil passa pelos evangélicos

A forte presença do público evangélico no mercado literário reforça que os hábitos de leitura da comunidade cristã seguem crescendo. 

“Os evangélicos leem porque acreditam que a leitura fortalece a vida espiritual, o casamento, a família e a comunhão com Deus”, concluiu Fleischner. 

“Olhando para o futuro, acreditamos que a literatura cristã continuará sendo uma ferramenta essencial para o fortalecimento da fé e da cultura no Brasil.”

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições