Boko Haram já matou cerca de 8 mil fiéis de uma única denominação cristã, segundo pastor nigeriano

De acordo com o Christian Post, Rev. Samuel Dali disse que o grupo terrorista destruiu cerca de 70 por cento das igrejas que compõem a "Church of the Brethren" ("Igreja dos Irmãos"), que tem congregações espalhadas pelo país.

Fonte: Guiame, com informações do Christian Head LinesAtualizado: terça-feira, 25 de agosto de 2015 às 12:46
Militantes do Boko Haram
Militantes do Boko Haram

O Bokom Haram já matou cerca de 8.000 cristãos, membros de uma única denominação - desde a fundação da comunidade cristã até hoje - na Nigéria. As informações foram confirmadas pelo próprio líder da "Church of the Brethren" ("Igreja dos Irmãos"), que tem congregações espalhadas por todo o país.
 
De acordo com o Christian Post, Rev. Samuel Dali disse que o grupo terrorista destruiu cerca de 70 por cento das igrejas.
 
"70% das nossas igrejas foram destruídas pelo Boko Haram nos estados de Adamawa, Yobe e Borno. Mais de 8.000 de nossos membros foram mortos, 176 das meninas sequestradas em Chibok são de nossas igrejas", disse Dali, que é o presidente nacional da denominação.
 
Muitos pastores que cuidavam destas igrejas perderam seus empregos desde que foram destruídas.
 
O Boko Haram tem lutado contra as forças armadas nigerianas para controlar cidades no nordeste da Nigéria. Na semana passada, o grupo matou cerca de 150 pessoas que tentavam invadir a aldeia Kukuwa-Gari.
 
"Eles abriram fogo instantaneamente, o que obrigou os moradores a fugir. Eles atiraram e atingiram em um número de pessoas. Infelizmente, muitos moradores que tentaram fugir mergulharam no rio que está cheio por causa das chuvas. Muitos se afogaram", disse Modu Balumi, um residente da aldeia.
 
"Pelo nosso último registro temos 150 pessoas que morreram baleadas ou afogadas durante o ataque. Os pistoleiros mataram um pescador, simplesmente porque este tentou salvar residentes da aldeia de se afogarem", acrescentou.
 
O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari já havia declarado guerra ao Boko Haram em dezembro de 2014 e afirmou que conseguiria derrubar o grupo terrorista.

"O fim para a insurgência do Boko Haram também é iminente. O presidente está trabalhando assiduamente para conseguir que em breve, se cumpra o que ele prometeu," disse Femi Adesina, conselheiro especial do presidente sobre mídia e publicidade.
 
Os Estados Unidos destinaram 5 milhões de dólares para ajudar as forças armadas da Nigéria a combater o Boko Haram.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições