Boko Haram mata 7 cristãos durante velório na Nigéria

Além das vítimas, outros cristãos foram feridos e casas e igrejas foram incendiadas durante o ataque.

Fonte: Guiame, com informações de Morning Star NewsAtualizado: sexta-feira, 2 de maio de 2025 às 15:20
A comunidade cristã atacada pelos terroristas. (Foto: Reprodução/Morning Star News)
A comunidade cristã atacada pelos terroristas. (Foto: Reprodução/Morning Star News)

Na última segunda-feira (28), terroristas do Boko Haram atacaram uma comunidade cristã no estado de Borno, nordeste da Nigéria, onde deixaram 7 cristãos mortos e incendiaram casas e igrejas.

"A vila de Kwaple, na Área de Governo Local de Chibok, está sob ataque de terroristas do Boko Haram. Por favor, orem pela intervenção de Deus", disse o morador James Musa ao Morning Star News.

Outro morador chamado, Ibrahim Adamu, relatou que 7 cristãos presentes em um velório foram mortos e vários outros ficaram gravemente feridos. 

Modu Mustapha, presidente do Conselho do Governo Local de Chibok, confirmou: “Na segunda-feira, por volta das 17h, terroristas do Boko Haram atacaram cristãos em um velório na comunidade de Kwaple”. 

O presidente explicou que o ataque contra as pessoas que participavam do funeral provocou uma cena de caos e desespero. Os presentes, ainda abalados pelo luto, foram surpreendidos por disparos feitos pelos terroristas. Sem alternativa, muitos tentaram escapar, o que gerou um clima de pânico generalizado.

“Sete cristãos que estavam de luto foram mortos durante o ataque realizado pelo Boko Haram, enquanto muitos outros ficaram feridos”, relatou ele.

Segundo o Morning Star News, os feridos receberam tratamento em um hospital local e várias igrejas foram destruídas no ataque.

Terrorismo no país 

O ataque foi o mais recente de uma onda de violência no nordeste da Nigéria, perpetrada pelo Boko Haram e sua ramificação, a Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP). 

No último sábado (26), terroristas emboscaram e mataram 10 civis e dois agentes de segurança na região de Gwoza, no estado de Borno. Além disso, duas pessoas ficaram feridas. 

Também no sábado, no estado de Adamawa, supostos militantes do Boko Haram mataram 10 pessoas e feriram várias outras em um ataque na vila de Kopre.

Na última segunda-feira, 26 pessoas morreram vítimas de um explosivo enquanto dois veículos viajavam entre Rann e Gamboru Ngala, no estado de Borno.

A Nigéria ficou em 7º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2025 como um dos lugares mais difíceis para ser cristão.

A missão informou que dos 4.476 cristãos mortos por sua fé em todo o mundo durante o período do relatório, 3.100 (69%) estavam na Nigéria.

“O nível de violência anticristã no país já está no máximo possível segundo a metodologia da World Watch List”, afirma o relatório.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições