Grupos de ajuda humanitária cristã, incluindo a Ajuda Mundial e Ajuda à Igreja que Sofre, estão trabalhando sem parar para entregar ajuda de emergência aos sírios que foram atingidos por um ataque químico mortal na noite de sábado.
Homens, mulheres e crianças ficaram ofegantes e espumando pela boca na cidade de Douma, após a exposição ao que os grupos de monitoramento descrevem como uma mistura de gás cloro e o agente químico conhecido como sarin.
A Ajuda Mundial está fornecendo medicamentos, alimentos e água limpa aos refugiados sírios que fogem da violência e da barragem de artilharia que ocorreu após o ataque químico. Os suprimentos estão sendo entregues através dos parceiros da organização, localizados não muito longe de onde o ataque aconteceu.
"Temos uma clínica médica móvel que fica a menos de um quilômetro de onde este recente ataque químico ocorreu e eles estão tratando os sírios enquanto falamos. E estamos fornecendo alimentos e remédios e água limpa e roupas e higiene e fórmula infantil. O que quer que possamos colocar em suas mãos para ajudá-los a sobreviver", disse Vernon Brewer, fundador e CEO da Ajuda Mundial, à CBN News.
Brewer descreveu a cena como uma zona de guerra. Muitas casas foram destruídas, forçando inúmeras famílias a fugirem apenas com as roupas nas costas.
A Ajuda Mundial está fazendo mais do que fornecer ajuda de emergência. A organização também está atendendo às necessidades espirituais dos sírios feridos.
"Estamos intervindo e nos mobilizando a oração. Estamos orando por esses refugiados como se fossem nossos próprios filhos e nossos próprios netos", explicou Brewer. "Estamos tentando ser as mãos e os pés de Jesus. Não apenas salvar vidas, mas mostrar-lhes o amor de Jesus Cristo, sendo as mãos e os pés de Jesus na terra".
Muitos sírios se sentem traídos pela comunidade global e se encontram desamparados em meio a uma sangrenta guerra civil que já dura sete anos.
"Eles não sabem mais em quem confiar. Existe uma atmosfera de desconfiança e, certamente, uma atmosfera que o governo deles não apenas falhou, mas que o governo deles está por trás de todos esses ataques brutais", ele compartilhou.
Brewer diz que os cristãos no Ocidente podem ajudar orando pela paz e apoiando os esforços humanitários naquela região.