As equipes de resgate que estavam procurando pelo tripulante de um barco da Jocum Internacional (YWAM) suspenderam suas buscas. Aaron Bremner estava a bordo do barco Hawaii Aloha, usado pela missão em viagens de atendimento a comunidades carentes da região. A embarcação naufragou na manhã do último sábado, 03/01, próximo à praia de Kona Bay, no Hawaii.
Um helicóptero e um barco das equipes de resgate do Hawaii vasculharam o oceano, procurando por Aaron, no raio de 1 KM ao redor dos destroços do barco, que estão no fundo mar. Apesar dos esforços envolvendo mergulhadores, nenhum sinal de Aaron foi encontrado.
O Corpo de Bombeiros estendeu as buscas para além do período normal de três dias, a pedido da família. Na última terça à noite, a família realizou um culto memorial de Bremner durante um por do sol, praia.
"Foi um momento muito emocionante para a família. O Corpo de Bombeiros sente sua perda", disse Joseph Farias, chefe do Batalhão.
Impacto ambiental
Há também uma preocupação com o possível derramamento de óleo (combustível do barco) na praia onde ele está atualmente encalhado.
Funcionários do Departamento de Terras e Recursos Naturais do Hawaii (DLNR) estão trabalhando junto a companhias de seguros para desenvolver um plano de remoção dos destroços já encontrados do Hawaii Aloha.
Mangueiras se estenderam ao longo da praia, ligando o tanque da embarcação a um caminhão-tanque. A ideia é sugar o óleo ainda restante no barco.
"O vazamento de combustível vai ser o maior impacto se o navio se quebrar", diz um técnico de ciência marítima da Guarda Costeira, que estimou que havia 500 litros de diesel a bordo.
Ainda não está certo se as equipes de busca podem voltar a procurar por Aaron.