Um idoso de 73 anos se tornou um exemplo de evangelista em sua comunidade ao separar duas horas por dia para pregar o Evangelho na Holanda.
Quando Joop van Ooijen começou a compartilhar sobre o amor de Deus por meio de folhetos evangelísticos, ele tinha medo da reação das pessoas.
Agora, após anos de experiência, o idoso mantém uma placa pendurada no telhado de sua fazenda com a frase: "Jesus Salva".
Apesar de estar aposentado, a placa também permanece estampada em sua empresa, FF Chemicals.
"Eu ainda saio às ruas de duas a três horas por dia. Só Jesus salva, é isso que eu continuo pregando", disse Joop à Revive.
Joop cresceu em uma família cristã, mas só se firmou na fé aos 27 anos: "Foi quando recebi o Espírito Santo e fui batizado. Foi o começo da vida de verdade".
A placa evangelística
Tempos depois, Joop fundou uma igreja doméstica e, à medida que o trabalho evangelístico crescia, a comunidade foi sendo alcançada.
"Vimos mais unidade, mais evangelistas e mais motivação", contou ele.
“Íamos aos mercados e víamos principalmente mães com crianças. Sentimos falta dos pais que trabalhavam”, acrescentou.
Nesse período, o evangelista teve a ideia de criar algo que chamasse a atenção dos motoristas que passavam no local.
“Tivemos a ideia de alcançar as centenas de carros que passavam pela nossa fazenda, pegando atalhos [com a placa]”, relembrou Joop.
E continuou: “As crianças gritavam: 'Não deveríamos colocar a placa no telhado? Jesus salva!’ E assim aconteceu”.
Na época, a prefeitura foi contra, mas perdeu a ação judicial. Até a mídia local divulgou a ideia da igreja.
“Todo mundo conhece o telhado agora. Ele gerou um número incrível de conversas. As pessoas o veem, o reconhecem e começam a falar sobre Jesus”,
“Até hoje, distribuo Bíblias com esse texto na frente. As pessoas perguntam: 'Você é o cara do telhado?'. Perfeito! Isso gera oportunidade para uma conversa", acrescentou.
A fachada da empresa. (Foto: FF Chemicals)
Por anos, Joop liderou a FF Chemicals em Werkendam, com seus princípios cristãos. À medida que os funcionários se envolvem em práticas evangelísticas, a empresa experimentou um crescimento explosivo.
"As vendas dobravam a cada ano. Foi uma bênção do Senhor. Pudemos retribuir muitas organizações e projetos de evangelismo, até mesmo Israel", contou o evangelista.
‘Promessa de Deus’
Hoje, Joop é consultor na empresa, onde vários de seus 10 filhos trabalham — alguns como funcionários, outros como freelancers.
"Esse é o fruto puro da promessa de Deus. Ele disse à minha esposa: 'Eu salvarei seus filhos'. E Ele fez", testemunhou Joop.
Desde que se aposentou, Joop continua evangelizando nas ruas: “Eu saio com uma ambulância com a placa 'Jesus Salva', geralmente de duas a três horas por dia".
Sobre os frutos do Evangelho, ele disse: "Os adolescentes costumam estar abertos, mas os adultos estão fechados. Vejo poucos avanços entre os adultos".
"Não é meu trabalho abrir corações. Minha tarefa é pregar, orar e ser fiel. Mesmo que às vezes pareça difícil, eu sei: o Evangelho tem poder", concluiu Joop.