Para muitos, a realidade do terrorismo parece ser algo distante, até que cenas do sofrimento cheguem aos olhos. É isso o que a exibição do documentário “Nifento” tem feito nas igrejas: levar a realidade enfrentada no norte de Moçambique, onde mortes, estupros e torturas têm sido frequentes.
O documentário Nifento (palavra que significa “amor” na língua moçambicana Makua), mostra a dura realidade do terrorismo em Moçambique, as histórias de famílias que são vítimas da violência e a resposta do Iris Global, organização liderada por Heidi Baker, que trabalha lado a lado com a igreja local.
Na última sexta-feira (9), Nifento teve sua primeira exibição em uma igreja de Portugal, a Zion Church Lisboa. O filme está disponível gratuitamente, com legendas em português, e pode ser exibido em qualquer templo ao redor do mundo.
Em Portugal, a exibição contou com os líderes do Iris Lisboa, Fernando e Nathalia Sousa, que compartilharam suas experiências e visão sobre a Igreja Perseguida.
“Queremos que o mundo saiba o que está acontecendo em Moçambique, mas também saiba que em meio a situações tão difíceis, o amor de Jesus está sendo vivenciado por pessoas que sofrem coisas terríveis”, disse Nathalia ao público da Zion Church, no centro de Lisboa, onde o Guiame esteve presente.
Nathalia, que é colombiana, já serviu como missionária na base do Iris em Pemba, Moçambique, por aproximadamente 6 anos. “Muitas dessas igrejas, pastores e pessoas que morreram eu conheci”, lamentou.
“Está acontecendo uma perseguição contra cristãos, mas essas pessoas estão dizendo: ‘Eu amo Jesus, e se isso custar a minha vida, que custe!’”, ela relatou. “Se um dia nos depararmos com uma situação parecida, que o Senhor nos encha de coragem e amor para perdoar.”
Já Fernando destacou que não existem duas igrejas distintas: “Não existe a Igreja Perseguida e a Livre. Nós somos uma só Igreja, pela qual Jesus morreu. Não estamos aqui para levá-los a se emocionar com tudo o que está acontecendo em Moçambique, e também não é sobre o Iris. É sobre o chamado de Jesus para a Igreja, é algo muito maior.”
Fernando e Nathalia Sousa, líderes do Iris Lisbon. (Foto: Warley Davidson Paulo/Zion Church)
Sobre o documentário
Heidi e Rolland Baker vivem em Moçambique, na África, há mais de 25 anos — mas têm enfrentado duros desafios no campo missionário desde 2017, quando a província de Cabo Delgado foi tomada pela guerra.
Apesar dos conselhos de amigos e familiares para Heidi deixar o país, por questões de segurança, a resposta da missionária sempre foi: “Por que eu deveria deixar para trás aqueles que criei e discipulei, aqueles que eu amo? Se eles não podem sair, então por que eu deveria?”
O documentário Nifento foi filmado por dois missionários, James e Jessica Brewer. No norte de Moçambique, o cenário tem sido devastador: terroristas radicais têm incendiado vilarejos, decapitado civis, torturado inocentes, estuprado mulheres e perseguido cristãos.
Como consequência, mais de 800.000 pessoas fugiram de suas casas e foram deslocadas internamente.
O documentário Nifento está disponível no site e no canal do Iris Global no YouTube. É possível assistir o filme legendado em português, nos ajustes de configuração da plataforma:
Assista:
Para mais informações e saber como contribuir com o Iris Global, acesse nifento.com e irisbrasil.org.
Para agendar exibições em Lisboa, entre em contato com o Iris Lisbon pelo Instagram.