No mês de outubro deste ano (2020), um total de 1.150 pastores rurais participaram de uma conferência realizada com o apoio do ministério HeartCry, de Paul Washer, em Aweil, no Sudão do Sul. Além disso, muitos soldados sudaneses também foram alcançados por esta ação, ganhando bíblias e sendo evangelizados.
A ação foi resultado de uma importante parceria que o ministério de Paul Washer firmou com Joseph Njuguna, que desenvolve um ministério de rádio e também promove a Conferência de Pastores em Aweil. A cidade fica a noroeste do Sudão do Sul, próximo à fronteira com o Sudão.
No ano passado, mais de 800 pastores rurais já haviam recebido os ensinamentos bíblicos sólidos na conferência. A HeartCry havia enviado dois pastores da Zâmbia e do Quênia para ensinar na conferência.
Este ano (2020), a HeartCry conseguiu ajudar Joseph a comprar e distribuir Bíblias para esses pastores rurais e suas igrejas. No contexto local, era comum uma igreja inteira usar apenas 1 ou 2 Bíblias durante seus cultos, devido à falta dos exemplares.
Um total de 1.150 pastores participaram da Conferência realizada com o apoio da Sociedade Missionária HeartCry. (Foto: HeartCry)
Mas o relatório de Joseph sobre a Conferência de Pastores deste ano é encorajador. Ele também enviou um vídeo para mostrar melhor o que Deus está fazendo em Aweil.
“Pela graça e provisão de Deus, pudemos ter uma Conferência de Pastores muito boa este ano. Gostaria de transmitir minha sincera gratidão à equipe do HeartCry por seu apoio. Obrigado novamente pelas Bíblias, e também por sua disposição em enviar o Pastor Benson da Zâmbia, embora ele não pudesse vir desta vez. Como não tínhamos conseguido distribuir todas as Bíblias doadas pelo HeartCry para diferentes igrejas, a Conferência de Pastores foi um bom fórum para distribuir todas as restantes”, explicou.
“Também recebemos mais algumas Bíblias de alguns de nossos amigos e, junto com as que você doou, cada pastor pôde receber pelo menos uma Bíblia. Também tínhamos o suficiente para distribuir no quartel militar local, de modo que 400 soldados receberam Bíblias, um a um”, acrescentou.
Joseph também contou que sua própria igreja local conseguiu enviar dois professores e dois outros amigos da Alemanha também foram a Aiwel para ensinar sobre a Bíblia na conferência deste ano.
“Suas viagens foram difíceis, mas somos gratos por todos terem chegado a tempo de poder ensinar na conferência. Nossos amigos da Alemanha também trouxeram alguns óculos de leitura. Mais de 200 pastores receberam um par de óculos de leitura! Sem eles, torna-se muito difícil para esses pastores a leitura das Escrituras. Novamente neste ano, ensinamos a eles o que constitui uma igreja local saudável e centrada no Evangelho”, relatou Joseph.
Ele confessou que a adesão de 1.150 pastores à conferência foi até maior do que se esperava, mas ele expressou sua gratidão a Deus por tudo ter corrido bem no evento.
“Foram um pouco mais do que esperávamos, mas agradecemos ao Senhor que nos ajudou a administrar, principalmente alimentando cada um deles durante os dois dias que estiveram conosco. Eles são pessoas muito contentes e somos muito gratos por eles. Alguns deles dormiram dentro de prédios de igrejas próximas a nós. Muitos deles dormiam sob as árvores, sem colchão ou cobertores. Agradecemos não ter chovido nos dois dias que tivemos a conferência!”, relatou.
Soldados do Sudão do Sul abrem suas Bíblias para ler após as receberem de uma equipe pastores que pregaram em sua base militar. (Foto: HeartCry)
Frutificando
Após a conferência, Joseph e a equipe da conferência passou um dia inteiro no quartel da Terceira Infantaria (também conhecida como Exército da Divisão do Leão), ensinando aos soldados sobre a palavra de Deus.
“Estamos muito gratos por como Deus está abrindo seus corações ao Evangelho. Um dos oficiais de alta patente do quartel levantou-se após a pregação da palavra e começou a confessar todas as atrocidades que eles (os soldados) cometeram na guerra civil em curso. Ele disse que está se arrependendo e também pedindo que outros se arrependam. Oramos para que esses sejam bons sinais do verdadeiro arrependimento e que Deus continue a trabalhar em seus corações”, relatou Joseph.
Após a pregação na base da Divisão do Leão, a equipe foi convidada para ensinar em outro quartel do exército, a cerca de 80 km a oeste de nós, mas na época da conferência as estradas estavam muito ruins e o grupo não conseguiu percorrer toda aquela distância. Parte da estrada foi completamente arrastada por rios que transbordaram.
Este mês, os pastores que compareceram à conferência de outubro estão voltando com dinheiro para apoiar o ministério de Joseph. Eles estão empenhados em garantir que cubram todos os custos de combustível e de conserto de gerador, bem como o sustento da equipe local durante todo o ano.