Uma nova pesquisa da Barna Group revelou que o dízimo não é compreendido e praticado pela maioria dos cristãos.
O estudo “Revisitando os Dízimos e as Ofertas”, realizado nos Estados Unidos, em novembro de 2021, revelou que 36% dos crentes não sabem o significado do dízimo.
Aqueles que entendem o que é a prática de dizimar são menos da metade (44%), enquanto 22% são familiarizados com o dízimo, mas não se lembram do significado exato.
Entre os cristãos praticantes, o entendimento sobre a prática é maior: 59% sabem o que significa, 18% estão familiarizados e 22% não compreendem.
Já entre os líderes, 99% dos pastores são familiarizados com o conceito de dízimo. Os pesquisadores do estudo supõe que a prática de dizimar não é bem ensinad nas igrejas
“É impressionante que esta esmagadora maioria dos líderes da igreja não esteja transmitindo seu conhecimento sobre o dízimo aos que estão em seus bancos”, afirmou o relatório do estudo.
Quando questionados sobre quanto os membros deveriam dar de dízimo, 33% dos pastores responderam que 10% da renda, enquanto 21% afirmou que os congregantes devem dar o suficiente para ser um sacrifício e 20% disse que os fiéis devem doar o valor que decidiram em seu coração.
Segundo a pesquisa, 21% dos cristãos separam 10% ou mais de sua renda para o dízimo, 37% ofertam valores variados e 25% não dizimam em sua igreja local.
Para os pesquisadores, um fiel pode ofertar com generosidade e sinceridade mesmo sem ter um conhecimento profundo sobre o dízimo.
Porém, entender o conceito bíblico do dízimo como uma mordomia cristã é importante para criar uma cultura de generosidade entre os cristãos.