Apesar do comunismo, igrejas crescem em Cuba: “Podemos falar livremente sobre Jesus”

Um missionário local disse que os cristãos estão se multiplicando por meio de igrejas domésticas e pequenos grupos.

Fonte: Guiame, com informações do The Gospel CoalitionAtualizado: terça-feira, 12 de dezembro de 2017 às 12:23
Cuba tem sido beneficiada com centros de apoio aos cristãos. (Foto: TGC).
Cuba tem sido beneficiada com centros de apoio aos cristãos. (Foto: TGC).

Você acredita que o comunismo impede o crescimento da igreja? Para Cuba, depois de quase 60 anos sob um governo comunista, a resposta é não. Lá, os crentes permaneceram resilientes mesmo durante os primeiros anos da revolução sob a filosofia ateísta de Fidel Castro. E ao longo das últimas duas décadas, eles desfrutaram de mais liberdade religiosa.

As igrejas de Cuba continuam a enfrentar algumas limitações, mas elas se multiplicam por meio de igrejas domésticas e pequenos grupos. E esse crescimento requer treinamento bíblico que leva a um discipulado saudável.

Um missionário que vive em Cuba (e que teve seu nome suprimido por motivos de segurança) é parceiro da The Gospel Coalition (TGC) e International Outreach (IO). Ele explicou que os desafios de Cuba são bem específicos.

"A igreja está muito viva e crescendo. No entanto, eventos maiores, onde há desejo de alugar um estádio ou usar meios de comunicação de massa são muito difíceis. Mas, em sua maior parte, você pode conversar livremente sobre Jesus. As pessoas podem compartilhar abertamente sua fé nas casas e participar de cultos de adoração nas igrejas locais", disse ele.

O grupo missionário deste homem trabalha em toda a América Latina para desenvolver líderes nacionais. Eles oferecem treinamento bíblico junto com treinamento na família, aconselhamento cristão e liderança espiritual. "Nós nos concentramos em processos em vez de eventos, simplesmente vindo apoiar a igreja local no que estão fazendo", ressaltou.

Apoio

Esta organização também fornece centros de recursos em diferentes partes de Cuba, usando espaço em igrejas existentes, bibliotecas de institutos bíblicos e, em alguns casos, casas. O uso da Internet é amplamente inacessível para a maioria dos cubanos, que têm pouca renda discricionária. E o custo do acesso online em locais públicos é por hora, o que dificulta o download de muitas informações.

Os centros de recursos abordam essa necessidade, oferecendo materiais didáticos gratuitos através de livros físicos e downloads digitais. Com o WiFi local disponível nestes centros, recursos bíblicos podem ser facilmente colocados em unidades flash como pendrives.

Em 2016, a TGC IO teve o privilégio de ajudar esta organização missionária com 240 unidades do conjunto de livros do pastor espanhol para distribuição em muitos lugares. Estes livros estão agora disponíveis em seus centros de recursos em torno de Cuba.

Um voluntário de equipe de apoio para um centro, na parte sul da ilha, compartilhou seus pensamentos sobre o valor desses tipos de bibliotecas e recursos: "Eles colocaram muitos livros nas mãos de líderes cristãos que foram muito úteis e uma benção para eles em sua preparação espiritual. Estes são livros que não podemos comprar, mas podemos acessar facilmente nos centros. De qualquer outra forma, isso seria muito difícil ou mesmo impossível", contou.

O parceiro missionário disse que aprecia a maneira como Deus cria redes de ministérios para ajudar no Reino: "Nós aprendemos que o desenvolvimento de líderes requer muitas pessoas e recursos, que é preciso que todo o corpo de Cristo faça o trabalho".

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições