Benny Hinn lamenta ter pregado teologia da prosperidade: "É uma ofensa ao Senhor"

O evangelista classificou a teologia da prosperidade como uma "ofensa ao Senhor".

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 5 de setembro de 2019 às 14:51
Benny Hinn ficou mundialmente conhecido por pregar a teologia da prosperidade. (Imagem: Youtube / Reprodução)
Benny Hinn ficou mundialmente conhecido por pregar a teologia da prosperidade. (Imagem: Youtube / Reprodução)

Declarando que o “Espírito Santo está farto disso”, o controverso televangelista Benny Hinn, que ficou conhecido mundialmente como um dos defensores mais ferrenhos da teologia da prosperidade, pela primeira vez em sua carreira, declarou uma rejeição total à prática.

O evangelho da prosperidade ensina, entre outras coisas, que os crentes têm direito às bênçãos da saúde e da riqueza e podem obtê-las através de confissões positivas de fé e da "semeadura" através do pagamento fiel dos dízimos e ofertas.

Falando aos internautas que o acompanhavam durante uma transmissão do Facebook Live na última segunda-feira à noite, Hinn, que há muito tempo foi criticado por seu apoio à teologia da prosperidade, declarou que "o Evangelho não está à venda".

"Lamento dizer que a teologia da prosperidade fugiu do controle. Estou corrigindo minha visão sobre teologia e todos vocês precisam saber disso. Porque quando eu leio a Bíblia agora, não a vejo mais com os mesmos olhos que via há 20 anos", disse Hinn.

"Eu acho que é uma ofensa ao Senhor, é uma ofensa dizer: ‘dê US$ 1.000’. Eu acho que é uma ofensa ao Espírito Santo colocar um preço no Evangelho. Para mim chega. Nunca mais vou pedir a vocês que entreguem US $ 1.000 ou qualquer quantia, porque acho que o Espírito Santo está farto disso”, acrescentou.

"Vocês me ouviram?", Hinn perguntou enquanto as pessoas respondiam afirmativamente.

"Acho que isso prejudica o evangelho, por isso estou fazendo essa afirmação pela primeira vez na minha vida e, francamente, não me importo mais com o que as pessoas pensam de mim", continuou ele.

A rejeição total de Hinn ao evangelho da prosperidade ocorre apenas dois meses depois que seu sobrinho, Costi Hinn, revelou em seu novo livro, “Deus, Ganância e a Teologia (da prosperidade): Como a verdade supera uma vida construída com mentiras”, enquanto sua família explorou milhões ao redor o mundo, promovendo justamente tal teologia e frequentemente trocando os chamados “milagres” por dinheiro.

“Dar a Deus era o segredo para desbloquear seus sonhos", escreveu Costi Hinn. "Era o segredo das promoções de emprego. Foi o acesso à nossa conta bancária divina. Meu tio costumava contar a história de como ele se endividou usando esse sistema de crenças. Seu sogro havia lhe dito que, para estar livre de dívidas, ele precisava pagar a Deus. Benny explicou que uma vez que ele começou a esvaziar sua conta bancária e a doar dinheiro para o ministério, o dinheiro começou a aparecer em todos os lugares! ”

Contexto

Em 2018, Benny Hinn admitiu que, à medida que envelhecia e passava a entender mais a Bíblia, percebeu que algumas das coisas que aprendeu com os pregadores quando estava crescendo não são bíblicas, incluindo a teologia da prosperidade.

Ele disse que, apesar de ter sido acusado de viver generosamente e pilotar jatos particulares no passado, não é assim que ele vive atualmente.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições