O pastor Joel Engel tem ensinado sobre oração há mais de 35 anos, desde o início do ministério de intercessão 24/7 estabelecido em Santa Maria (RS). O primeiro segredo para crescer em oração, ele explica, é começar o dia orando.
“Oração é conversar com Deus, ter comunhão com Ele, fazer um pedido ou súplica, ou simplesmente louvá-lo. A primeira coisa que você deve fazer ao acordar de manhã é agradecer. Porque todos os dias o Senhor nos devolve a alma”, explica o pastor.
“Quando nós acordamos, é um sinal de que Ele nos deu mais uma oportunidade, mais um dia para estarmos na Sua presença”, continua Engel. “Nesse dia podemos respirar, temos oxigênio. Você dá o devido valor ao oxigênio?”
Engel ensina que, depois de entregar os primeiros minutos do dia louvando a Deus e o agradecendo, é importante interceder pelas pessoas. “Depois que nós orarmos a respeito de nós mesmos e expressar louvor a Deus, devemos pedir pelas coisas lá de fora”, afirma.
“Devemos orar para que o Senhor abençoe cada pessoa que encontrarmos no caminho, e que o Senhor abençoe aqueles que estão em nossa vida. Devemos agradecer por nossos amigos, por aqueles que nos abençoam, pelos nossos intercessores”, orienta Engel.
Afaste toda a distração
Para crescer em oração, segundo o pastor, é preciso entregar a Deus toda a nossa atenção e se afastar das distrações.
“A oração é um trabalho do coração; a oração só de boca não funciona. O próprio Deus disse em Isaías 29:13 que o povo lhe buscava com os lábios, mas o coração estava longe Dele”, disse o pastor em culto transmitido online pelo Ministério Engel.
Uma das chaves para a oração é a palavra kavaná, que no hebraico significa “intenção dirigida” ou “devoção”. Em outras palavras, é a oração feita com toda a intenção do coração.
A principal característica de uma oração com kavaná é a atenção total, longe de qualquer distração. “A kavaná é um estado de espírito, uma intenção que alguém tem quando se dedica à oração”, explica.
Assista: