Como podemos saber que o Cristianismo é a religião "certa"? Pastor responde

O pastor Robert Jeffress, da Primeira Igreja Batista de Dallas, abordou o tema em sua nova série de sermões intitulada "Como posso saber?".

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 10 de outubro de 2024 às 16:03
Pastor Robert Jeffress, líder da Primeira Igreja Batista em Dallas, Texas. (Foto: Primeira Igreja Batista Dallas)
Pastor Robert Jeffress, líder da Primeira Igreja Batista em Dallas, Texas. (Foto: Primeira Igreja Batista Dallas)

Diante de tantas religiões que afirmam oferecer um caminho para o Deus e a promessa de vida após a morte, como os cristãos podem ter certeza de que o Cristianismo é a fé "correta"?

Essa é a questão que o pastor Robert Jeffress, da Primeira Igreja Batista de Dallas, procurou abordar em sua nova série de sermões intitulada "Como posso saber?".

Nela, o pastor, com sua longa trajetória ministerial, faz uma das perguntas fundamentais da vida: podemos provar (ou refutar) a existência de Deus?

Embora reconheça que “provar a existência de Deus continua sendo difícil”, Jeffress enfatizou o grande volume de evidências que sustentam a crença em um Criador divino, citando a complexidade do universo e as experiências pessoais de fé.

“Deus deixou suas digitais por todo este universo”, disse ele em sua mensagem de domingo.

“Ao observar a existência da matéria, o design que se vê em todo o universo, a existência do homem e as experiências de milhões de pessoas que encontraram Deus mesmo quando não estavam o procurando, há fortes evidências da existência de Deus.”

A próxima pergunta lógica, então, Jeffress continuou, é se “o Cristianismo é a religião certa”.

O pastor observou que alguns argumentam que insistir em uma única verdade é “intolerante”, enquanto outros defendem que a verdadeira tolerância respeita a liberdade de crença, em vez de tratar todas as crenças como igualmente válidas.

“Algumas pessoas dizem que é desnecessário afirmar que existe uma religião certa”, disse ele. “Elas argumentam que todas as religiões do mundo ensinam basicamente a mesma coisa. As únicas pessoas que acreditam nisso são aquelas que nunca estudaram as religiões do mundo.”

‘O túmulo continua vazio’

Jeffress afirmou que a existência de milhares de religiões não apenas demonstra que elas não ensinam todas a mesma coisa, mas também que a ideia de que o Cristianismo é exclusivo em suas afirmações pode ser alarmante para muitas pessoas.

“Agora há 8 bilhões de pessoas neste planeta, mas apenas 2,2 bilhões podem ser categorizadas como cristãos, principalmente de chamadas nações cristãs”, disse Jeffress.

“O número real de verdadeiros cristãos é provavelmente muito menor. Mesmo que você aceite a cifra de 2,2 bilhões, isso significa que quase 6 bilhões de pessoas abraçaram a religião errada e passarão a eternidade separadas de Deus.”

Jeffress destacou quatro fatores-chave que diferenciam o Cristianismo de outras tradições de fé, enfatizando a “singularidade de Jesus Cristo”. Ao contrário de outros líderes religiosos, ele afirmou que Jesus fez declarações específicas de divindade, declarou Sua capacidade de perdoar pecados e previu Sua ressurreição – cada uma dessas afirmações respaldada pelo contexto histórico e pelas Escrituras.

Ele também destacou as evidências que sustentam a ressurreição de Jesus Cristo, enfatizando que “o túmulo continua vazio hoje, 2.000 anos após a crucificação”.

“Se alguém quisesse encontrar aquele corpo, seriam os romanos e os líderes judeus que desejavam desacreditar as afirmações de Jesus”, acrescentou ele.

‘Jesus voltará’

Jeffress também enfatizou as declarações únicas de Jesus em comparação com outras figuras religiosas.

“Mesmo que você duvide que a ressurreição tenha ocorrido, Jesus é o único líder religioso que afirmou ser capaz de conquistar a morte”, explicou ele, citando a própria previsão de Jesus sobre Seu retorno para julgar o mundo, acrescentando: “Nenhum outro líder religioso fez essa afirmação grandiosa.”

O pastor também analisou várias outras passagens importantes nas quais Jesus fez afirmações sobre um julgamento futuro que somente Ele administraria. Referindo-se a Mateus 25:31-32, conhecido como o Julgamento das Ovelhas e dos Bodes, Jeffress afirmou que essa promessa trazia consigo uma distinção crítica.

“Todos os outros fundadores de religiões disseram que, se houver um julgamento, as pessoas serão julgadas pela aceitação ou rejeição do deus daquela religião. Nenhum fundador de religião ou ser humano afirmou que as pessoas seriam julgadas pela aceitação ou rejeição do fundador”, disse ele. “Seria o Deus do Fundador.

“Mas Jesus foi diferente. Jesus disse que voltaria para julgar o mundo, e a base desse julgamento seria a aceitação ou a rejeição de Mim.”

Jeffress enfatizou repetidamente a exclusividade das reivindicações de Cristo.

“Jesus não ensinou que todas as religiões são como diferentes caminhos subindo a mesma montanha”, disse ele, apontando para Mateus 7:13-14, onde o Filho de Deus descreveu dois caminhos: um estreito, que leva à vida, e um amplo, que leva à destruição.

'Único caminho para o Céu'

A mensagem culminou com um aviso severo de Jeffress, que disse que frequentemente ouve de membros de sua congregação sobre a exclusividade de Cristo e o tópico da salvação eterna e uma pergunta que diz mais ou menos assim:

“Pastor, se a fé em Jesus é o único caminho para o Céu, pense em todas as pessoas que estão perdendo esse caminho para o Céu... como tantas pessoas sinceras podem estar erradas?”

Jeffress disse que a sinceridade religiosa, por mais bem-intencionada que seja, não vale mais que o sangue de Cristo.

“Você pode ser sincero, mas pode estar sinceramente errado”, disse ele.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições