A ex-líder de adoração da Hillsong, Darlene Zschech, passou grande parte da vida levantando o ânimo de muitas pessoas através da ministração do louvor. Darlene escreveu a famosa canção “Aclame ao Senhor” em 1993, e estima-se que o hino seja cantado por 30 milhões de cristãos todos os domingos no culto.
Em 2013, a ministra de louvor precisou levantar o próprio ânimo depois de receber o diagnóstico de câncer de mama.
“O que encontrei no meu 'vale da sombra da morte' foi a presença de Deus. Eu percebi que você só pode ter sombra se houver luz. É apenas um fato que Deus não nos deixa”, disse Darlene, em entrevista à CBN News.
A líder contou que durante o processo de tratamento da doença, havia dias que não se sentia vitoriosa e cheia de fé. Mas tudo mudou quando uma amiga foi visitá-la e, praticamente, a forçou a ouvir o hino “You Make me Brave” da Bethel Music, que significa “Você Me Faz Corajoso”.
“Não me sentia corajosa, mas ela disse: 'Não, você vai ouvir essa música e vai cantá-la até acreditar'. Então, tocamos aquela música da Bethel repetidamente até que eu realmente entendesse que, em Cristo, posso fazer todas as coisas”, lembra Darlene.
Ela disse que a canção a fez corajosa e fortaleceu sua fé, lhe dando esperança. Dois anos após detectar a doença, a adoradora recebeu o diagnóstico “livre do câncer” do médico, que disse: “Isso é um milagre, Darlene”.
Para a ministra de louvor, a presença de Deus lhe sustentou durante os dias difíceis e seu relacionamento com Deus foi aprofundado.
Eu tive que ir para um lugar mais profundo com o Senhor. Deus diz: ‘os problemas existem, vão vir, mas tenha coragem, eu venci o mundo’. A presença de Deus pode ser encontrada em todas as estações, não apenas nos seus dias bons, mas também nos momentos de fraqueza”, testemunhou.
Hoje, Darlene relata que o câncer lhe mudou. “Meus filhos perguntam: 'quem é você, mãe?' Não sou tão dura comigo mesma. Eu não trabalho tão duro. Eu sei descansar mais, digo o que penso mais. Meu sistema de valores ficou um pouco mais rígido, e acho que sei que quero viver para o louvor de Deus”, diz.
Darlene Zschech, a ícone líder de louvor da Hillsong
Darlene participou dos primórdios da Hillsong na Austrália. Ela e o marido congregaram na Hills Christian Life Centre, que na época tinha apenas 100 fiéis. Lá, ela e seu marido Mark participaram da equipe de louvor. Mais tarde, a igreja se tornou a Hillsong Church, com 150 mil membros em 23 países.
De 1996 a 2007, Darlene Zschech liderou a adoração na Hillsong Worship, hoje considerado o maior e mais influente ministério de adoração do mundo.
Em 2011, ela e o marido Mark fundaram a Hope Unlimited Church, em New South Wales, na Austrália.