Para combater a violência de gangues na cidade canadense de Winnipeg, uma escola decidiu discutir o tema com as famílias dos estudantes. A situação estava provocando abalos emocionais e medo entre os alunos.
Francine Wiebe, diretora da Freedom International School, explica que em 2019, houve um grande aumento na violência armada em Winnipeg. “Quando os alunos vieram para a escola, eles ficaram bastante abalados. Em uma reunião de família na escola, um de nossos jovens adultos estava tremendo e chorando por causa da violência."
Foi nesse ponto que a equipe decidiu realizar um período de 72 horas de oração e jejum. Depois, o evento tornou-se anual.
"Este ano decidimos ir de segunda a sexta-feira e orar todas as manhãs antes da aula. Tínhamos várias igrejas se juntando a nós, incluindo The Wave, Anchorpoint Church, bem como Grant Memorial Baptist Church", disse Francine.
Os funcionários da escola, junto com membros da comunidade e alunos interessados se reuniam todas as manhãs das 7h00 às 8h30. Desde o evento deste ano, eles se encontram todas as manhãs de segunda-feira.
72 horas de oração
"Nosso foco estava totalmente no aumento da violência em Winnipeg. Chamamos isso de ‘Gangues, armas e nossa juventude, uma conversa pela paz em Winnipeg”, revela Francine.
A diretora diz que a ideia por trás do evento era fazer a pergunta: 'O que podemos fazer como corpo de Cristo em Winnipeg no que diz respeito à violência e para trazer paz à nossa cidade?'. O evento ocorreu de 10 a 12 de novembro.
"Correu tudo bem", disse Hannah Cavey, diretora do coral da escola. “Com a Covid havia algumas restrições, o que significava que poderíamos abrigar apenas 60 pessoas em nossa capela. A maioria dos nossos participantes eram virtuais, então tínhamos que ter uma capacidade de transmissão ao vivo”.
Hannah diz que o evento só foi possível por causa da Vineyard, Encounter Life Ministries, The Wave e seu pai, que voou do Tennessee para gravar o evento todo.
"O evento de um dia inteiro foi no Dia da Memória. Claro, tivemos um tempo para lembrar as mortes pela guerra e violência em nosso mundo, mas, especificamente, lembrar e observar as vidas perdidas devido à violência de gangues e armas de fogo em Winnipeg."
Deus se movendo
A Freedom International School começou este ano letivo em uma posição precária.
“Como funcionários, ouvimos: 'Não há dinheiro para salários. Você ainda quer se juntar a nós?'”, dizia Cyndi Wiebe, professora de design gráfico e arte da escola. "Pelo que sei, todos ainda aderiram. Em meio à crise financeira, Francine disse em suas orações que sempre ouvia Deus dizer 'siga-me'".
Este tem sido o título de sua oração matinal e tempo de adoração: ‘Perseguindo a Deus. Como a equipe tem buscado a Deus, Ele tem aparecido continuamente’.
“Nosso contador me mandava uma pequena nota dizendo 'agora podemos pagar a todos o salário deles até o final deste mês'”, testemunhou a diretora. "Nós o anunciaríamos em uma reunião de equipe e todos aplaudiriam. Deus simplesmente fornece continuamente."
No primeiro dia do evento de oração de 72 horas, a escola recebeu um presente.
Capela da Freedom International School, onde aconteceu o evento 72 horas de oração. (Foto: Freedom International School / Facebook)
"Em 10 de novembro, recebemos um cheque de US$ 80.000 que ajuda a concluir a construção do nosso laboratório de ciências. É um grande alívio para nós e uma grande bênção", declarou Francine.
Todos estão convidados para os horários da caminhada de oração às segundas-feiras pela manhã.
“Está fazendo a diferença. Estamos vendo as habilidades acadêmicas das crianças aumentarem”, diz Francine. "Um menino passou do nível de leitura da 2ª série em poucos meses para o nível de leitura da 5ª série. Eu realmente acho que não são apenas nossos professores incríveis, mas também o melhor professor de todos os tempos, o Espírito Santo."
A escola só foi inaugurada em 2018 e, desde o início, oração, adoração e serviço foram os pilares fundamentais de acordo com o diretor.