O evangelista americano Arthur Blessitt, conhecido por carregar uma grande cruz por todos os continentes e conquistar o Recorde Mundial do Guinness pela peregrinação mais longa, morreu aos 84 anos.
Em uma publicação em sua página do Facebook, escrita na primeira pessoa, foi anunciado que Blessitt faleceu na terça-feira (14). Ele deixa sua esposa, Denise, sete filhos, 12 netos e um bisneto.
"Obrigado a todos que me amaram e ajudaram a mim e a este ministério a levar a mensagem de Jesus e da cruz ao mundo", afirmou a publicação. "Agradeço a todos que encontrei ao longo do caminho da minha vida e da minha caminhada com a cruz."
"Por todo o amor, comida, bebida e acolhimento das cidades às selvas, guerras e desertos. Vocês acolheram a cruz e este peregrino caminhante. Parto pensando em todos vocês. Verdadeiros tesouros. Um grande agradecimento a todos que nos apoiaram com suas doações financeiras. Vocês foram uma parte vital da minha vida e desta missão, pois nos cobriram com orações e apoio."
De acordo com o anúncio, Blessitt pediu "que não haja funeral ou serviço memorial para mim", acrescentando que "a maior coisa que vocês poderiam fazer seria sair e levar mais uma alma à salvação."
Em seu site há um texto que Blessitt também deixou preparado para quando partisse, onde diz: “Esses pés que caminharam tão longe em estradas de terra e alcatrão agora estarão andando nas ruas de ouro. Pronto para ver Jesus novamente! Eu me alegro em Jesus, agora, e na hora da minha passagem”.
E acrescenta, repetindo a famosa frase dita por Jesus: “‘Pai, nas tuas mãos Jesus entrego o meu espírito’. Finalmente estou em casa, esta foi minha última viagem! Fui um evangelista, pregador ganhador de almas, peregrino e testemunha de Jesus, carregando a cruz.”
Propósito e destino
O casal Matt e Laurie Crouch, da emissora Trinity Broadcasting Network, que produziu um filme sobre a jornada de Blessitt carregando a cruz ao redor do mundo, divulgou uma declaração oferecendo suas condolências.
"O legado dele não está nos estimados 86 milhões de passos que ele deu, mas nos incontáveis corações que ele mudou, nas vidas que ele tocou e no amor que ele espalhou incansavelmente", afirmou o casal.
"Como viver uma vida de propósito e destino? Arthur responderia: 'Um passo de cada vez!' Isso parece ainda mais apropriado agora que ele deu seu último passo nos braços de Jesus!"
Nascido em outubro de 1940, Blessitt se converteu aos 7 anos, pregou seu primeiro sermão aos 15 e foi ordenado ministro aos 20.
Blessitt é mais conhecido por carregar uma cruz de 3,6 metros de altura ao redor do mundo e pregar o Evangelho em diversos lugares, tendo caminhado com o símbolo da fé por praticamente todas as nações soberanas do planeta.
Em abril de 2013, o Guinness reconheceu Blessitt com o título de "maior distância reivindicada para uma peregrinação 'ao redor do mundo'", após ter caminhado aproximadamente 65 mil quilômetros desde o Natal de 1969.
"Arthur é um dos evangelistas mais humildes, gentis, calorosos e acolhedores que eu já conheci", escreveu Greg Stier, fundador e líder do Dare 2 Share Ministries International, em 2017.
"Ele compartilhou o Evangelho com políticos como George Bush, líderes como Yasser Arafat e músicos como Bob Dylan e Janis Joplin. … Ele foi atropelado por um carro enquanto carregava uma cruz, desgastou inúmeros pares de sapatos e viu um número impressionante de pessoas se converterem a Cristo (ele parou de contar há muito tempo)."