Para os cristãos, o Messias já veio e o nome dele é Jesus Cristo. Os judeus ainda aguardam sua vinda e algumas divisões do Islã acreditam que o tal messias virá na figura de Mahdi.
Por essa razão, uma campanha islâmica causou surpresa e até mesmo revolta na Europa. Atualmente é possível ver vários cartazes publicitários com a seguinte mensagem: "O Messias chegou".
Na imagem há a foto de Mirza Ghulam Ahmad, líder islâmico nascido na Índia e morto em 1908.
Os membros de Ahmadiyya, considerada uma seita no islamismo, estão patrocinando a disseminação de seus ideais, apostando no crescimento da comunidade muçulmana na Europa.
As primeiras cidades que permitiram os cartazes foram Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia). “Eles dizem que pretendem ensinar sobre o verdadeiro Islã”, é o que diz o slogan que pode ser encontrado no site dos Ahmadi.
A Autoridade de Padrões de Publicidade, responsável pela regulação de outdoors no Reino Unido, admitiu que está recebendo muitas queixas de cristãos e judeus. Também há muçulmanos pedindo que esses anúncios sejam retirados, alegando que é "enganador e ofensivo".
Farooq Aftab, porta-voz da campanha do "verdadeiro islã", disse que este é o tempo "crucial" para que os muçulmanos Ahmadi possam expressar suas crenças. Eles afirmam que estão desfrutando do seu direito à liberdade religiosa.
O atual líder Ahmadi foi perseguido e precisou fugir do Paquistão para não ser morto. Ele foi morar em Londres em 1984 e lá estabeleceu a sede do grupo religioso. Eles afirmam que têm seguidores espalhados por todo o mundo.
Os Ahmadi acreditam que Jesus foi removido da cruz ainda vivo e depois curado de suas feridas, morrendo na cidade de Caxemira aos 120 anos de idade, onde seu túmulo existe na cidade de Srinagar. Mirza Ghulam Ahmad, foi a segunda vinda de Jesus, como servo do Profeta Maomé.