Cerca de 200 pessoas de Presidente Prudente, no interior paulista, de outras cidades brasileiras e até de outros países formaram uma força-tarefa para transcrever a Bíblia Sagrada manualmente.
O esforço foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro deste ano e resultou em um manuscrito com mais de 4 mil páginas.
“Foi em torno de 200 pessoas, sendo elas de vários lugares, como Presidente Prudente, Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Bahia, Japão, Estados Unidos, Portugal e outros lugares”, explicou o pastor José Batista de Souza ao g1.
De acordo com o pastor, a ideia surgiu após a igreja evangélica em que dirige ser “desafiada” pelo pastor Ivan Júnior, de Brasília (DF).
“Ele é conhecido como ‘Pastor Ivan Insano’ por surgir com alguns desafios e um deles era de transcrever a bíblia em pouco tempo. Como nós sempre praticamos a leitura bíblica, aceitamos o desafio de transcrever e passamos a ideia para a igreja. Toda a igreja aceitou e abraçou a ideia”, afirmou Souza.
As pessoas envolvidas no desafio têm laços de amizade e familiaridade tanto com o pastor José Batista de Souza quanto com os membros da igreja. Além disso, algumas pessoas se mudaram de Presidente Prudente devido a compromissos profissionais, mas ainda mantêm contato com a igreja participando dos cultos online.
Os participantes receberam folhas padronizadas contendo o símbolo da igreja, com o objetivo de garantir uma uniformidade na escrita. Aqueles que não residiam em Presidente Prudente enviaram as folhas para a Igreja Peniel por meio de correspondência após a transcrição.
4 mil páginas manuscritas
A Bíblia impressa tem cerca de 950 páginas e, no máximo, 900 gramas de peso. A que foi transcrita tem, aproximadamente, 4 mil páginas, todas escritas à mão.
Depois de concluída, a Bíblia foi encadernada e recebeu uma capa de couro. São 25 centímetros de largura, 32 centímetros de comprimento e 27 centímetros de altura e em 14 quilos.
Uma lista com os nomes de todos os participantes da força-tarefa e o trecho pelo qual cada um ficou responsável está registrado no final.
O trabalho está exposto em uma das salas de oração da igreja.
“[A Bíblia] é um memorial para as gerações vindouras, porque tudo passa, mas com certeza a palavra de Deus não há de passar”, reforçou o pastor Souza ao g1.
Relatos de fé
Segundo afirmou o pastor José Batista de Souza ao g1, após ler a Bíblia cerca de 100 vezes, sem nunca a ter transcrito, a oportunidade de fazer isso com no Livro de Apocalipse foi “um sentimento único”.
Para Vanessa Figueira Dantas, que mora na Flórida, nos Estados Unidos, e foi responsável pela transcrição dos capítulos 1 a 7 do Livro de Gênesis, foi uma “honra participar desse projeto”.
“A Bíblia é um livro sagrado e a base da minha fé, é a Palavra de Deus”, disse ao g1.
Mesmo sem saber escrever, Rafael Fortaleza, que tem Síndrome de Down, participou do projeto. Com a ajuda de outras pessoas, transcreveu o versículo 56 do capítulo 8 do Evangelho de Lucas. Ao terminar a transcrição, ele ficou emocionado.