A Beechgrove Care Home Cerca, um abrigo para idosos, recebeu cerca de 90 pessoas, incluindo parentes de moradores, para o primeiro culto realizado no domingo de manhã pela Igreja Greyfriars Parish, de Lanark, Escócia. Segundo o reverendo Bryan Kerr, que liderou o serviço, o objetivo de reconectar os idosos à comunidade de fé foi alcançado.
“Nós regularmente vamos a casas de repouso para liderar a adoração durante a semana, mas ir intencionalmente em uma manhã de domingo com toda a congregação foi uma experiência incrível”, disse o pastor.
Bryan disse ainda que “seria fácil organizar um ônibus para levar as pessoas à igreja, mas as casas de repouso geralmente enfrentam problemas com o número de funcionários em um domingo para acompanhá-los”, justificou. O pastor disse ainda que “mais do que isso, há algo bíblico sobre seguir o mandamento de Jesus para ‘ir e fazer discípulos’”.
Os moradores da casa de repouso se reuniram na manhã de domingo na sala de cinema onde o culto da Greyfriars foi transmitido ao vivo pela internet.
“Eles disseram como se sentiram conectados com a família da igreja e como isso foi maravilhoso”, contou o pastor, que destacou a alegria dos idosos em “conhecerem as crianças que corriam pelo lugar”.
O ministro falou da satisfação de ver as relações entre frequentadores da igreja e os residentes reacenderem, como pessoas ligadas a antigos vizinhos e aqueles com os quais eles se sentaram ao lado na igreja durante anos.
“Os sorrisos nos rostos eram tão amplos quanto poderiam ser quando as pessoas se lembravam de seus dias em que iam regularmente à igreja”, acrescentou o pastor.
Ele disse ainda que a igreja quer “trabalhar duro para promover essas relações para garantir que as pessoas se sintam menos o peso dos anos”.
Para o pastor, estar com os idosos foi muito positivo para sua igreja, além de ser “uma ótima maneira de garantir que nossa igreja seja verdadeiramente intergeracional”.