O grupo Força Jovem Brasil da Igreja Universal do Reino de Deus promoveu, neste último final de semana, nos dias 06 e 07 de novembro, a terceira caravana aos principais locais do Rio de Janeiro (RJ) onde teve início à história da Igreja Universal do Reino de Deus.
O grande diferencial desta caravana para as primeiras que aconteceram também em 2010, é que não somente os integrantes do grupo de São Paulo e do Rio de Janeiro puderam se reunir e conhecer os marcos históricos da Igreja Universal, mas também jovens de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Porto Alegre, Ceará, Santa Catarina e Paraná; num total de 1.070 jovens.
A visita começou pelo Coreto do Méier, na zona norte da cidade, local em que o bispo Macedo, há 33 anos, realizou uma das primeiras reuniões de fé. No mesmo coreto, o responsável pelo Força Jovem do país, pastor Jean Madeira, realizou uma reunião com os jovens presentes e deixou a seguinte mensagem: O bispo Macedo começou no coreto. Tudo na vida tem um início e a Igreja Universal se iniciou aqui. Hoje, mais de 187 países foram alcançados, mas ainda falta muito a ser realizado. Ser jovem é nunca deixar de sonhar.
No domingo pela manhã, o grupo seguiu para a Catedral Mundial da Fé, no bairro de Del Castilho, onde participou da Concentração de fé e milagres, ministrada pelo bispo Dárlan Ávila. Ao término da reunião, os jovens puderam compartilhar um pouco da cultura hebraica, visitando a maquete do Centro Cultural Jerusalém. O roteiro da caravana foi finalizado no templo do bairro da Abolição, zona norte do Rio, local que era uma antiga funerária até receber a primeira Igreja Universal do Reino de Deus.
Para a jovem potiguar, Joyce Erica Oliveira, de 23 anos, conhecer os primeiros locais de pregação do bispo Macedo foram momentos marcantes que ficarão gravados para sempre na memória. A viagem permitiu que compreendêssemos melhor o quanto Deus abençoou e fez crescer o trabalho da Igreja Universal por meio do bispo Macedo e de tantos servos hoje espalhados pelo mundo inteiro. Eu me senti muito honrada em saber que também faço parte desta história, foi um momento de agradecer a Deus por um dia Ele ter escolhido um homem para realizar esta grande missão e acima de tudo, por hoje eu também estar aqui, declara.
Questionada sobre o lugar que mais gostou, Joyce afirma que todos foram especiais, mas destaca a visita à Catedral Mundial, onde se admirou com a estrutura do templo: Ali podemos perceber que cada lugar foi feito com muito zelo e carinho. A estrutura e arquitetura da Catedral são incomparáveis, é bem mais do que imaginamos e vemos nas fotos. Dentro da catedral tem também o Centro Cultural Jerusalém, que eu sequer tenho palavras pra explicar o quanto é bonito, o quanto é fiel a Jerusalém dos tempos antigos.
Ela garante que estará nas próximas caravanas a serem realizadas e ainda convida a todos para não perderem a chance de participar do passeio, que, para ela, vai além de uma simples viagem. Nas viagens comuns o objetivo é apenas passear e conhecer novos lugares, esta viagem foi acima de tudo muito espiritual e renovou nossa fé. Além disso, ela permitiu que compartilhássemos nossa cultura com diversas pessoas de outros estados. Por isso eu digo a quem ficou de fora que não faça isso novamente, que enfrente qualquer dificuldade, pois vale à pena, todo o esforço é recompensado, pois tudo é organizado com muito carinho, finaliza.