O Lilly Endowment, localizada em Indiana, nos EUA, doou 93 milhões de dólares para 92 organizações cristãs diferentes para ajudar igrejas e instituições a se adaptarem ao cenário tecnológico em mudança, além do declínio de membros, relata o The Christian Post.
Alguns dos destinatários incluem Austin Presbyterian Theological Seminary, a Evangelical Lutheran Church in America e o Fuller Theological Seminary.
Judith Cebula, diretora de comunicação da Lilly Endowment, explicou ao The Christian Post que as doações vieram como uma forma de ajudar os ministérios a lidar com “os contextos em rápida mudança em que existem congregações”.
“A Endowment lançou a iniciativa de encorajar as organizações que se preocupam com o bem-estar das congregações a encontrar maneiras de ajudar as congregações a fortalecerem seus ministérios para que as pessoas possam aprofundar seus relacionamentos com Deus, melhorar suas conexões entre si e contribuir para o florescimento de suas comunidades e do mundo ”, disse Cebula.
Cebula observou que “a tecnologia, a diminuição da frequência tradicional ao culto e a participação em outros ministérios” são parte de uma “variedade de desafios” para igrejas e ministérios.
Sudsídios
Os subsídios foram concedidos por meio da Thriving Congregations Initiative e apoiarão "uma ampla variedade de programas que convocarão grupos de congregações", de acordo com uma declaração dada pelo endowment.
A Fundação Lilly espera que os subsídios “fortaleçam as congregações cristãs para que possam ajudar as pessoas a aprofundar seus relacionamentos com Deus, construir relacionamentos fortes entre si e contribuir para o florescimento das comunidades locais e do mundo”.
Rather House, um prédio no campus do Seminary of the Southwest, um seminário da Igreja Episcopal com sede em Auston, Texas. (Foto: Reprodução / Kris Krieg)
Algumas das organizações são faculdades, universidades, escolas teológicas e outras organizações religiosas de muitas denominações, incluindo Presbiteriana, Reformada, Anabatista, Luterana, Ortodoxa e Metodista.
Além disso, a Duke University recebeu 3,79 milhões de dólares para fornecer suporte logístico e analítico pelos próximos cinco anos para garantir que o projeto esteja funcionando e fornecendo o máximo de ajuda.
A Lilly Endowment é uma organização sem fins lucrativos com sede em Indianápolis, Indiana, criada em 1937 por meio de doações de ações da Eli Lilly and Company. Presentes em ações ainda são o principal financiamento da organização sem fins lucrativos. O objetivo do Lilly Endowment é apoiar “as causas do desenvolvimento comunitário, educação e religião”.
Eles doam principalmente para causas religiosas e, embora financiem causas religiosas em todo o país, gastam a maior parte de seu dinheiro em Indianápolis. O principal motivo do Lilly Endowment doar doações para causas cristãs nos EUA é "aprofundar e enriquecer a vida dos cristãos nos Estados Unidos".