Para alguns ateus, questionar a existência de Deus não é o suficiente. Um grupo ateísta iniciou uma campanha para incentivar cristãos a deixarem a Igreja da Dinamarca — um movimento que tem preocupado os líderes da denominação.
A Sociedade Dinamarquesa Ateísta espalhou grandes anúncios nas laterais dos ônibus públicos do país e criou um site, com o objetivo de dar instruções curtas e simples sobre como se desfiliar da Igreja da Dinamarca.
Em entrevista a um jornal dinamarquês, um membro do grupo disse que a campanha está ganhando força. Cerca de três mil pessoas utilizaram o site.
"Estamos satisfeitos com os resultados até agora. A campanha do ônibus convida as pessoas a discutirem sobre a fé, enquanto a campanha online se destina a muitos dinamarqueses que têm o pensamento de deixar a igreja, mas ainda não o fizeram", disse ele.
Thomas Frank, reitor da Diocese de Viborg, reconheceu que a campanha do grupo ateísta está afetando a igreja. "Cada desfiliação significa algo para nós, como igreja. É preocupante ver que é fácil, nos dias de hoje, clicar em outras linhas de pensamento", disse ao jornal Kristeligt Dagblad.
"Não tenho nada contra campanhas que estimulam discussões sobre fé, mas fornecer ferramentas para a desfiliação dos membros em um site é, para mim, algo mal", acrescentou.