Um caminhão-bomba que tinha como alvo uma base de forças especiais afegãs em uma província oriental matou pelo menos seis pessoas e feriu dezenas, segundo autoridades relataram nesta quinta-feira.
A explosão foi a última de uma onda de ataques lançados por insurgentes do Taliban e seus aliados desde que a maioria das tropas estrangeiras se retiraram do Afeganistão no final do ano passado.
"A bomba era enorme e foi levada por um mini-caminhão", disse o governador da província de Logar Aleem Fedaee, onde a explosão ocorreu. "Ela gerou uma série de danos aos civis e quebrou janelas até um quilômetro de distância".
Fedaee ainda acrescentou que três soldados e três civis estão entre os mortos.
Treze civis feridos foram levados para um hospital, localizado a cerca de 200 metros do local da explosão, segundo informou um médico do local.
Ele acrescentou que a explosão também feriu 11 médicos no hospital, na capital provincial de Pul-i-Alam, a cerca de 100 km de Cabul.
Tropas afegãs têm lutado uma crescente insurgência que matou e feriu milhares de soldados, policiais e civis desde o início do ano.
Houve quase 5.000 mortes de civis no Afeganistão, na primeira metade do ano, segundo dados da ONU.