Cristãos convocam oração pelo Peru em meio ao caos político no país

O ‘Dia de Oração pela Paz’ foi convocado por congressistas de diferentes partidos do Peru que compõem o ‘Bloco Cristão’.

Fonte: Guiame, com informações Evangelico DigitalAtualizado: sexta-feira, 16 de dezembro de 2022 às 14:18
Convocação dos congressistas cristãos para o Dia de Oração. (Foto: Reprodução/Evangelico Digital)
Convocação dos congressistas cristãos para o Dia de Oração. (Foto: Reprodução/Evangelico Digital)

A prisão de Pedro Castillo, em 12 de dezembro, motivou um comunicado conjunto dos governos do México, Argentina, Colômbia e Bolívia, em aparente coordenação com o Foro de São Paulo e o Grupo Puebla, pedindo a soltura do presidente peruano.

Eles questionam o trabalho das instituições do sistema de justiça peruano, além de não reconhecerem a sucessão pela presidente Dina Boluarte, conforme estabelece a Constituição daquele país e de sua.

O movimento polêmico gerou reações, entre elas as do Congresso Ibero-Americano pela Vida e a Família (C.IberVF) e a União Ibero-Americana de Parlamentares Cristãos (UIPC), que emitiram um comunicado dirigido ao povo do Peru, ao Congresso da República e à atual presidente.

Por outro lado, informa o Evangelico Digital, congressistas cristãos de diferentes partidos do Peru que compõem o "Bloco Cristão" convocaram um Dia de Oração pela Paz no país, na manhã desta sexta-feira (16).

O evento foi convocado por Milagros Jaúregui de Aguayo (Renovação Popular), Alejandro Muñante (vice-presidente da Mesa do Congresso), Mery Infantes Castañeda (Força Popular) e Javier Padilla (Renovação Popular).

Na convocação eles citam o texto do Salmo 33:12: “Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu como herança para si”.

Governos de esquerda

O Congresso Ibero-Americano pela Vida e a Família (C.IberVF) e a União Ibero-Americana de Parlamentares Cristãos (UIPC) expressaram seu "mais veemente repúdio à ingerência de países como México, Argentina, Bolívia e Colômbia que violam claramente a soberania do Estado peruano intrometendo-se ilegalmente em um processo vinculado à lei e que lhe é estranho”.

Eles consideram que a máxima legal no concerto das nações são os princípios "da livre autodeterminação dos povos e da não ingerência nos assuntos internos de outros países estão sendo atropelados de forma absurda e quebrando todo protocolo diplomático, assumindo uma liderança que eles não têm, que ninguém lhes conferiu e que põe em risco as relações bilaterais”.

Por isso, enfatizam que “é o Peru e os peruanos que devem resolver seus problemas de governança e o farão nos processos que determinarem e com as ferramentas previstas em suas leis”.

Defesa da democracia

Sobre as decisões com relação aos recentes acontecimentos políticos no Peru, eles destacam que “atuaram em defesa de sua democracia com a Lei em mãos. Protegendo a ordem constitucional que o presidente deposto Pedro Castillo tentou quebrar. Os direitos humanos do Sr. Castillo foram respeitados em todos os momentos e o estado de direito foi restabelecido na nação”.

Os parlamentares peruanos cristãos também fazem “um reconhecimento às Forças Armadas que não estiveram associadas a um ato fora da Lei como o golpe que foi tramado. Reconhecemos o árduo trabalho legislativo para manter a ordem constitucional de forma tão transparente quanto o fizeram e esperamos que a presidência da Dra. Dina Bolurte tome as decisões corretas nestes momentos delicados para trazer a paz ao Peru”.

O documento é assinado por Aarón Lara Presidente do C.IberVF e Fabricio Alvarado Presidente da UIPC.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições