O Vale do Silício (Silicon Valley), na Califórnia, é a região onde se concentram as maiores empresas de tecnologia do mundo, como as gigantes Apple, Microsoft, Google, Facebook entre outras. Nestes ambientes o lado espiritual fica esquecido e a vida das pessoas acaba sendo dominada pelos interesses financeiro e material.
Pensando em levar um novo conceito para as pessoas que vivem e trabalham nessa região, um grupo cristão decidiu criar o movimento Transformando a Baía com Cristo (TBC). “Estamos trabalhando para catalisar um movimento evangélico local que resulta em transformação espiritual e social”, descrevem.
De acordo com Pat Gelsinger, presidente do conselho do TBC, a área da baía carrega uma atração magnética única para as pessoas ao redor do globo que procuram seus futuros e fortunas. “Somos o lar de incríveis universidades, empresas, equipes esportivas, movimentos sociais, espaços culturais e oportunidades infinitas. Muitas vezes, o que começa na área da baía se espalha para afetar o resto do mundo”, disse.
Segundo os idealizadores, o movimento foi projetado para “fazer a diferença na área da Baía de São Francisco através da compaixão”. Ele é integrado por membros cristãos da comunidade empresarial e da indústria de tecnologia, juntamente com líderes evangélicos.
Entre os membros estão o reverendo Thomas W. Wilson Jr., que atua como pastor associado na Primeira Igreja Batista em Pittsburgh, onde lidera os ministérios de Evangelismo e Educação Cristã; Roger Valci, pastor líder do Valley Christian Center e fundador do CityServe do Tri-Valley, uma organização de serviço composta de 22 igrejas que servem 35 organizações sem fins lucrativos; Kevin Palau, presidente da Associação Luis Palau, um ministério baseado em Portland, que compartilhou as Boas Novas de Jesus Cristo com 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
“E se Deus estiver preparando você e eu para ser essa pequena semente de fé?”, pergunta a narradora em um vídeo produzido pelo TBC. “E se Ele visse você, um empreendedor brilhante, buscando mais do que ao dinheiro e à cobiça: buscando o bem comum?”. O vídeo traz essa e outras perguntas reflexivas para seus ouvintes.
Ele também vai direto ao ponto quando pergunta: “E se Deus estiver preparando esta grande área para receber essa semente? Este vale é fértil e você sabe”, diz a narradora, mostrando a prosperidade do lugar que pode ainda ser mais próspero se der espaço para Deus.
Terra fértil
O Vale do Silício é uma terra fértil para receber a semente transformadora da Palavra de Deus. Os líderes da TBC dizem que Deus reuniu pessoas de todo o mundo para a área da baía. Eles observam que dos quase 8 milhões de residentes, cerca de 5 milhões são não-religiosos ou não têm afiliação religiosa.
Eles argumentam que é responsabilidade da Igreja e de seus membros mostrar a essas pessoas o real significado da vida através de Cristo. “Vamos exibir este Evangelho”, declara o vídeo da TBC. “Jesus veio a nós. Vamos levar Jesus ao povo. Nós não acabamos. Deus não terminou. Ele está apenas começando”.
Em seu site, o TBC exibe o texto de Jeremias 29.7 – “Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela” –, logo na abertura, apontando que esta é a base bíblica que escolheram para trabalhar no movimento evangelístico.
O trabalho será grande, já que a área da baía é composta por 256 cidades e vilas em 11 municípios com uma população de quase 8 milhões de pessoas. “Nosso desejo é ver cada pessoa na área da baía prosperar no corpo, na alma e no espírito, vivendo a vida como Deus deseja”, afirmam.
O TBC diz que sua estratégia está calcada em três movimentos: UNIFICAR, AMPLIFICAR e MULTIPLICAR líderes na área da baía para o impacto do Reino.