Após os protestos pacíficos ocorridos em Cuba em 11 de julho de 2021, houve uma significativa adesão de líderes religiosos cubanos e membros de comunidades de fé à maior onda migratória desde o início da Revolução Cubana em 1959.
Segundo a CSW (Christian Solidarity Worldwide), a organização jurídica que defende a liberdade de religião, o governo cubano impõe a exigência de registro legal do Ministério da Justiça para todos os grupos e associações religiosas, porém torna essa obtenção quase impossível.
Desde a “revolução socialista”, liderada por Fidel Castro, apenas alguns poucos grupos receberam status legal, enquanto outros foram retirados desse status, mesmo tendo presença legalmente reconhecida na ilha antes de 1959.
Como resultado, a grande maioria dos grupos religiosos que não tinham presença legal em Cuba antes de 1959 passaram a existir à margem da lei, tornando-se automaticamente alvos de discriminação e assédio.
Enviados às prisões
Nos últimos dois anos, o regime cubano tem enviado centenas de dissidentes para a prisão, e para aqueles que possuem crenças religiosas, sua fé é frequentemente usada pelos guardas como uma forma de pressão.
O governo viola de forma regular as Regras de Nelson Mandela, denuncia a CSW, negando visitas religiosas aos presos políticos, restringindo o acesso a materiais religiosos e impedindo sua participação em serviços religiosos dentro das prisões. Além disso, a fé religiosa dos prisioneiros políticos é frequentemente ridicularizada publicamente. Entre o crescente número de presos políticos estão líderes de grupos religiosos não registrados.
Pastores presos
Um exemplo é o de Lorenzo Rosales Fajardo, pastor da igreja não registrada Monte de Sion em Palma Soriano, que foi condenado a sete anos de prisão depois de protestar pacificamente em 11 de julho.
O pastor já passou dois anos na prisão, onde foi submetido a tratamento desumano, incluindo espancamentos e sendo colocado em uma cela de punição por dias depois de se recusar a parar de compartilhar sua fé dentro da prisão.
Ele passa por humilhação, com os guardas da prisão denegrindo suas crenças religiosas. Fora da prisão, sua esposa Maridilegnis Carballo perdeu o emprego como juíza porque era casada com o pastor de uma igreja não registrada.
Outro pastor que se tornou prisioneiro do regime cubano foi Alain Toledano, líder da Rede Sendas de Justicia. Ele foi detido em um domingo em sua casa em Santiago de Cuba, depois de retomar os cultos religiosos.
Toledano defendeu ter cumprido as medidas ditadas pelo Ministério da Justiça antes da Covid-19 sobre as cerimônias religiosas nas igrejas e templos da Ilha.
Conforme relatado por Toledano, em uma postagem no Facebook, dois policiais foram procurá-lo pouco depois das 14h e ele foi levado para a terceira unidade policial de Santiago de Cuba por cerca de três horas.
Figuras da repressão
Segundo a CSW, entre janeiro e dezembro de 2022 foram registrados 657 casos diretamente relacionados a violações da liberdade de religião ou crença (LdRC) em Cuba. Dentro desses casos, os cristãos – protestantes e católicos - relataram sofrer mais incidentes do que qualquer grupo religioso.
É alarmante constatar que 77% dos casos relatados referem-se à prisão arbitrária de cristãos, muitos dos quais são dissidentes ou parentes de presos políticos, com o objetivo de impedir sua participação em serviços religiosos.
Essas vítimas frequentemente sofrem uma série de violações, como serem trancadas e algemadas por várias horas em carros da polícia sob o sol escaldante, serem mantidas em celas por oito horas sem terem um lugar para se sentar ou deitar, e serem liberadas em locais remotos, obrigando-as a percorrer longas distâncias a pé até chegarem em casa.
Além disso, os fiéis são normalmente multados em até U$ 5 dólares em um país onde o salário-mínimo é de aproximadamente U$ 42 dólares por mês.
Durante as prisões, as vítimas são espancadas, abusadas psicologicamente e arrastadas violentamente para dentro de viaturas. Às vezes, elas são submetidas a “atos de repúdio” – uma forma de humilhação pública.
Ainda de acordo com a CSW, outros 23% das violações incluem assédio, confisco de bens e materiais religiosos, negação de vistos religiosos, regulamentação de viagens ao exterior, discriminação contra adultos e crianças, multas, abuso físico, vandalismo, ameaças e violência dentro das prisões e negação da serviços vitais mínimos para prisioneiros com formação religiosa.
Em busca de liberdade
No contexto das injustiças e do crescente número de violações graves da liberdade religiosa, os líderes religiosos, exaustos com o constante assédio contra eles e suas famílias, juntaram-se a milhares de outros que estão buscando o exílio.
Em alguns casos, as restrições de viagem impostas a um líder religioso específico ou defensor do FoRB foram temporariamente suspensas pelo governo, sob a condição de que a pessoa nunca retorne a Cuba. Em pelo menos um caso, um defensor da liberdade religiosa perdeu sua cidadania antes de partir para o exílio.
Mas estar em exílio nem sempre significa liberdade. Segundo um defensor do FoRB disse à CSW, o trauma do assédio ininterrupto durante um período de seis meses continua afetando ele e sua família, a ponto de não querer se associar a nenhum cubano por medo de que eles possam ser espiões.
Este é um sentimento comum entre os exilados cubanos, pois agentes da Segurança do Estado se infiltram ativamente nas comunidades exiladas, monitorando e informando o governo cubano sobre as atividades dos exilados em seus novos países de asilo.
Maioria vai para os EUA
De acordo com o Centro para a Democracia nas Américas (CDA), no ano fiscal de 2022, quase 178.000 cubanos chegaram aos Estados Unidos, e estima-se que mais de 300.000 tenham deixado o país desde 11 de julho de 2021.
Esse número supera os recordes combinados do êxodo de Mariel em 1980 e da "Crise Balsero" de 1994, que foram as duas maiores ondas de emigração de Cuba no século XX.
O déficit migratório acumulado desde o início da Revolução Cubana em 1959 até 2015 revela que cerca de 12% da população da ilha optou por deixar o país nesse período. Isso significa que aproximadamente um em cada oito cubanos escolheu deixar fisicamente o território de Cuba, embora muitas vezes não consiga deixar para trás os traumas e dificuldades que possam ter vivido lá.
Segundo o jornalista e escritor cubano Yoel Suárez, “o futuro de Cuba sob o socialismo nem sequer foi a sobrevivência, mas a ‘subvivência’; uma vida abaixo do que é humanamente livre e produtivo... A saída de artistas [músicos, poetas, romancistas, escritores, escultores, filósofos, pintores] tem maior visibilidade mediática, contudo, há uma fuga de que ninguém fala; a dos cubanos com ofícios fundamentais para o funcionamento de uma sociedade. Marceneiros, pedreiros, encanadores, torneiros, pessoas simples e essenciais que calibram seus sonhos rumo ao norte da liberdade.”