A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de 61 anos, revelou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer de mama no dia 18 de julho.
O anúncio foi feito durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado e também divulgado em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
“Essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente”, declarou a parlamentar. “Minha fé foi meu maior alimento nesse período, e Jesus meu maior consolador.”
Segundo a senadora, o diagnóstico precoce foi essencial para o tratamento rápido e eficaz. Em apenas 18 dias, Damares realizou todos os exames necessários, incluindo biópsia e ressonância, e passou por cirurgia para retirada do tumor.
“Fiz a cirurgia para retirada do tumor numa quinta-feira (31/7), na segunda (4/8) já estava trabalhando, presidindo uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos”, afirmou.
Damares destacou que está bem e iniciará sessões de radioterapia na próxima semana, garantindo que continuará ativa em suas funções legislativas.
“Não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal”, disse.
Exames preventivos
Damares afirmou que está enfrentando bem o tratamento graças ao diagnóstico precoce. Ela aproveitou o momento para incentivar outras mulheres a se cuidarem e realizarem exames preventivos.
“Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações”, alertou.
Ela lembrou que o Senado aprovou recentemente um projeto de lei que reduz para 30 anos a idade mínima para realização de mamografia na rede pública.
“Mas não importa sua idade, se você, no autoexame, detectar qualquer alteração em sua mama procure imediatamente um médico e peça para fazer uma mamografia”, aconselhou.
Damares respondeu às críticas e comentários maldosos que recebeu nas redes sociais:
“Para aqueles que estão me desejando dor, sofrimento e morte, lamento informar, mas não será desta vez! Bora celebrar a vida, gente!”