Prefeito de Rio Branco sanciona lei que permite Bíblias em bibliotecas de escolas

A Escrituras serão disponibilizadas para a consulta dos alunos que desejarem, como uma fonte de conhecimento histórico e cultural, nas escolas municipais e privadas.

Fonte: Guiame, com informações de Prefeitura de Rio BrancoAtualizado: terça-feira, 12 de novembro de 2024 às 12:27
Cerimônia de assinatura da lei “Bíblia nas Escolas”. (Foto: Marcos Araújo/Assecom).
Cerimônia de assinatura da lei “Bíblia nas Escolas”. (Foto: Marcos Araújo/Assecom).

O prefeito de Rio Branco (AC), Tião Bocalom, sancionou a lei que permite a disponibilização da Bíblia em bibliotecas das escolas municipais e privadas da capital, na segunda-feira (11).

Chamado de “Bíblia nas Escolas”, o projeto de lei afirma que as Escrituras serão disponibilizadas para a consulta dos alunos que desejarem, como uma fonte de conhecimento histórico, filosófico, sociológico, cultural e arqueológico.

A lei, aprovada pela Câmara de Vereadores de Rio Branco, esclarece que o uso da Bíblia é opcional após a autorização prévia dos responsáveis legais, e determina que o livro seja utilizado como ferramenta educacional, sem “proselitismo religioso”.

“A minha sanção é porque não se trata de nada obrigatório, é facultativo. Agora nós vamos proibir as pessoas de poderem tratar das coisas? Se ele quer, tem a fé, ele acredita. Nós vamos proibi-los? Jamais”, afirmou Tião Bocalom, durante a cerimônia de assinatura da legislação.

“Então, é por isso que eu fiz a sanção e é uma coisa de princípios cristãos. Eu sou um homem regido pelos princípios cristãos e isso para mim faz parte dos meus princípios e estarei sempre à disposição de defesa dos princípios cristãos”, acrescentou.

A cerimônia contou com a presença de líderes cristãos, incluindo o presidente da Associação dos Ministros Evangélicos do Acre (Ameacre), pastor Eldo Gama.

“Para nós é uma alegria imensa, haja vista que é uma conquista da comunidade cristã e evangélica. Nós priorizamos o ensino das Escrituras Sagradas, como um fundamento de ética, moral, respeito. A Bíblia é um livro milenar, muito mais do que um livro religioso para uma religião específica, é um livro de sabedoria prática para a humanidade”, declarou ele.

O autor do projeto de lei, o vereador não reeleito Arnaldo Barros (Podemos), comemorou a sanção.

“O projeto Bíblia nas Escolas não é simplesmente um livro, é o livro dos livros que será ensinado aos nossos filhos. Tem até um versículo que diz assim, ensina os teus filhos no caminho que se deve andar, para que amanhã eles não se percam. Então é uma Palavra poderosa para nossos filhos. Essa geração de adolescentes, de jovens, eles vão estar sendo instruídos através de professores, a importância da Bíblia”, afirmou.

Após sanção, a Lei Municipal Nº 2.530 começará a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE).

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições