Em uma mensagem gravada, o primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, disse que estava "muito satisfeito" pela realização do café da manhã de oração.
O evento anual, realizado por igrejas cristãs, aconteceu de forma online devido à pandemia de Covid-19.
"No momento, com os serviços suspensos, as congregações dispersas, até o simples ato de se reunir para orar pode ser outro obstáculo a ser superado", afirmou Johnson.
"Enquanto o trabalho continua para reabrir os locais de culto com segurança, tem sido absolutamente inspirador ver as igrejas responderem ao bloqueio como têm com os verdadeiros valores cristãos”, disse.
O primeiro-ministro diz que os cristãos “nos lembraram de todo o seu papel como pilares de suas comunidades, oferecendo esperança, paz e cuidados práticos aos necessitados. Obrigado, muito obrigado por isso."
Boris Johnson também agradece pelas orações que recebeu quando esteve internado com Covid-19. "E obrigado também a todos que oraram por mim durante minha recente doença. Foi realmente apreciado, certamente parece ter funcionado”.
Tempos difíceis
Boris Johnson falou sobre as dificuldades dos dias atuais devido à pandemia. "Este tem sido um período difícil para muitos, mas como sempre, nossas igrejas estão ajudando a nos mostrar o caminho, portanto continuem com o bom trabalho."
O líder da oposição Keir Starmer também prestou homenagem às igrejas pelo trabalho que estão realizando para "cuidar de seus vizinhos e ajudar a manter nossas comunidades unidas".
"Hoje em minha própria comunidade, a King's Cross Church fornecerá comida de emergência às famílias, fará amizade com indivíduos isolados e vulneráveis e apoiará escolas, hospitais e a linha de frente", disse.
"Este é apenas o esforço de uma igreja. Eu sei que isso está sendo replicado por igrejas e grupos religiosos em todo o país”, lembrou.
"Hoje nos reunimos para celebrar a diferença que a fé faz e agradecer pelo que você está fazendo para trazer esperança e boas notícias. Juntos, podemos construir um futuro melhor. Estou ansioso para vê-lo pessoalmente no Café da Manhã Parlamentar Nacional de Oração em Westminster Hall, em 2021", afirmou.
O café da manhã de oração foi presidido pela deputada Marsha de Cordova, e as orações foram feitas por parlamentares de Westminster e do Reino Unido, incluindo Ian Paisley, Dra. Lisa Cameron, Lord Curry, de Kirkharle, Baronesa Stroud e Janet Daby.
As orações foram feitas para aqueles que sofreram em virtude do coronavírus no Reino Unido e em todo o mundo, bem como no NHS e nos principais trabalhadores, a rainha, o governo e o parlamento.