Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido: ‘Vou governar como conservadora’

Inglesa é uma admiradora de Margaret Thatcher e diz que pretende seguir seus passos, como uma líder conservadora.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: segunda-feira, 5 de setembro de 2022 às 13:03
Liz Truss é eleita a nova primeira-ministra do Reino Unido. (Captura de tela/G1)
Liz Truss é eleita a nova primeira-ministra do Reino Unido. (Captura de tela/G1)

Elizabeth "Liz" Truss foi escolhida como a nova primeira-ministra do Reino Unido, após semanas de campanha, que culminou com sua eleição nesta segunda-feira (05).  

Em seu breve discurso, Truss fez menção ao ex-primeiro-ministro Boris Johnson, a quem substitui, como aquele que liderou a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.

Em seu Twitter, Truss escreveu após o resultado com seu nome ser divulgado:

“Obrigada por confiar em mim para liderar e entregar para o nosso grande país. Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido.”

Johnson também usou o Twitter para se manifestar: “Parabéns por sua vitória decisiva”.

Após parabenizar a colega, escreveu: "Eu sei que ela tem o plano certo para enfrentar a crise do custo de vida, unir o nosso partido e continuar o grande trabalho de unir e nivelar nosso país. Agora é a hora de todos os conservadores ficarem atrás dela 100%."

Margaret Thatcher

Truss se diz admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher, conhecida como a “dama de ferro”, a quem interpretou quando criança em uma peça escolar.

Thatcher comandou o Reino Unido de 1979 a 1990 com mão dura. A nova premiê espera agora seguir seus passos como a terceira mulher a chefiar o governo no Reino Unido.

Aos 46 anos, Truss é uma defensora do livre comércio e encarna a ala mais à direita do Partido Conservador.

Casada e com duas filhas, "Liz não tem medo de dizer o que pensa, e acredita que livrar as pessoas dos procedimentos burocráticos onerosos para criar empresas e fazê-las crescer é a chave de nosso futuro econômico", diz um texto publicado em sua página na internet.

Carreira

Truss trabalhou cerca de 10 anos no setor privado, principalmente como diretora comercial. Em seguida foi para a vida pública, sendo a primeira vereadora no sudeste de Londres, tornando-se depois deputada em 2010, pelo distrito eleitoral de South West Norfolk, no leste da Inglaterra.

Em 2012, entrou no governo e ocupou uma série de ministérios, primeiro como secretária de Estado de Educação e depois como ministra do Meio Ambiente de 2014 a 2016, informou o G1.

Também foi a primeira mulher ministra da Justiça e, posteriormente, secretária-chefe de Tesouro.

Com breve passagem pela esquerda em sua juventude, Truss acabou se alinhando aos conservadores, entre os quais ela rapidamente se converteu em uma estrela emergente, tinham ideias que se encaixavam melhor com as suas.

"Minha filosofia pessoal", disse uma vez ao jornal The Guardian, "é dar às pessoas a oportunidade de tomar suas próprias decisões".

Nomeação pela rainha

Liz Truss será 16ª premiê que governará sob o reinado da rainha Elizabeth II, desde Winston Churchill e passando por Margareth Thatcher, Tony Blair e Theresa May.

Rainha Elizabeth II. (Foto: Flickr/Foreign, Commonwealth & Development Office)

A nova primeira-ministra será oficialmente nomeada pela monarca na terça-feira (06), em uma cerimônia na Escócia. Segundo informa o G1, esta será a primeira vez que Elizabeth confirmará um primeiro-ministro em seu castelo escocês e não no Palácio de Buckingham, como aconteceu em todas as cerimônias anteriores.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições