Tribunal Europeu ordena que Suíça suspenda deportação de cristão perseguido ao Paquistão

A ordem do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos foi emitida após o pedido de asilo ter sido rejeitado pela Suíça.

Fonte: Guiame, com informações do European Court of Human RightsAtualizado: quarta-feira, 27 de abril de 2022 às 13:09
Plenário da European Court of Human Rights. (Foto: ECHR)
Plenário da European Court of Human Rights. (Foto: ECHR)

A deportação de um cidadão paquistanês convertido ao cristianismo após abandonar o islamismo pode ser suspensa pela Suíça, onde ele e sua família estão desde 2015.

A ordem do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) foi emitida após o pedido de asilo ter sido rejeitado pela Suíça. A decisão salienta as "graves violações dos direitos humanos" de que o homem poderia ser vítima no país de origem.

Chamados a pronunciar-se com urgência no caso, os juízes europeus consideraram por unanimidade que a deportação do requerente para o Paquistão constituiria uma violação das disposições da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, no que diz respeito ao "direito à vida" e à "proibição de tortura, tratamento desumano ou humilhante".

O pedido de asilo foi recusado pelas autoridades suíças, após diversos recursos terem sido derrubados, o que teria como consequência a expulsão do país.

Cristão praticante

Ao chegar ao país, o homem apresentou um pedido de asilo, alegando que sua vida estava em perigo por causa de uma disputa de terras entre sua família e uma família hostil vizinha, que havia tentado matá-lo.

Ele e a família foram alojados em vários centros de refugiados, onde frequentou cultos em várias igrejas, procurando uma congregação cristã para se juntar. Ele acabou optando pelo Exército de Salvação; ele frequentava os cultos regularmente e participava de uma série de atividades da igreja. Em 2016 ele foi batizado em uma igreja menonita na presença de dezenas de membros do Exército de Salvação.

Luta judicial

Em 2017, o requerente foi entrevistado pessoalmente pelas autoridades de asilo. Ele não foi representado por um advogado, mas foi acompanhado por um pastor. Ao final da entrevista, ele apresentou uma carta de recomendação, datada de 27 de fevereiro de 2017, na qual o Pastor P.D. afirma que o requerente participava regularmente das atividades do Exército de Salvação, incluindo cultos na igreja.

Em 2018, o pedido de asilo do requerente foi rejeitado pelas autoridades suíças com o fundamento de que o não estavam reunidas as condições para lhe conceder asilo. Ele recorreu à Administração Federal Tribunal contra essa decisão, seguida de um pedido de revisão do seu processo. Essas ações foram demitidas em junho e julho de 2020, respectivamente.

Em 2020, o requerente convidou o Tribunal Europeu a indicar uma medida provisória com base na Regra 39 do Regulamento do Tribunal. O juiz de serviço atendeu provisoriamente a esse pedido, informando o suíço Governo que era desejável não expulsar o requerente para o Paquistão.

Riscos para cristãos

A decisão da Corte alega que "as autoridades suíças não avaliaram suficientemente o risco que o requerente correria, devido à sua conversão ao cristianismo, em caso de regresso ao Paquistão".

Eles também mencionam que o requerente de asilo não foi "representado por um advogado durante todo o processo nacional".

Segundo o Tribunal, "o requerente demonstrou que o seu pedido de asilo, assente na sua conversão, merece ser analisado de forma mais pormenorizada pelas autoridades nacionais", que deverão nomeadamente tomar em consideração "a situação geral dos convertidos ao cristianismo no Paquistão".

Para fundamentar a sua decisão, o tribunal europeu, com sede em Estrasburgo, França, indica vários "relatórios internacionais que relatam graves violações dos direitos humanos de cristãos convertidos no Paquistão", sublinhando que o Tribunal Administrativo Federal suíço "deveria ter tido em conta tais elementos".

O TEDH refere em particular um relatório do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) de janeiro de 2017 que salienta que as pessoas convertidas "podem ser vistas [no Paquistão] como tendo cometido apostasia (negação e abandono da fé)".

“[Nos] últimos anos, cristãos, entre os quais convertidos, foram alvo de ataques e de acusações de blasfêmia, que é um crime punido no Paquistão com pena de morte, podendo esta ser comutada para prisão perpétua com limite de 25 anos", frisou o tribunal europeu.

Braço judicial do Conselho da Europa, o TEDH condenou a Suíça a pagar quase 7.000 euros ao requerente, por custas judiciais.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições