Piet van Vugt, da Holanda, cresceu em uma família de criminosos. Já na adolescência, ele seguiu os passos de seus parentes e ingressou no mundo do crime.
“Fui diagnosticado com TDAH quando era menino. Eu não conseguia me concentrar, é por isso que eu realmente não queria ir para a escola. Pensei: vou seguir meu próprio caminho e fazer aquilo em que sou bom. E isso foi crime”, contou Piet, em entrevista ao Revive.
Aos 13 anos, ele já era conhecido pela polícia por roubo de bicicletas. “Mais tarde entrei em um ambiente onde a violência não era evitada, assim como roubos, e até mesmo cultivo de drogas”, revelou.
O criminoso, mesmo tendo esposa e filho, também consumia drogas. Seu sogro era um cristão e o alertou sobre a vida perigosa que levava, declarando que Deus tinha planos melhores para ele.
Porém, Piet não queria saber de nada relacionado à fé, e acreditava que estava tirando dos ricos para dar aos pobres.
Preso em frente a família
Até que o criminoso foi denunciado por suas ações ilegais. “Por fim, percebi que estava sendo seguido e que algo estava errado. Pensei: 'tenho que parar, senão vai dar errado'”, afirmou.
Certo dia, enquanto almoçava em um restaurante com sua família, Piet foi capturado pela polícia.
“Estava sempre olhando pela janela, porque estava tão 'paranóico' a essa altura, que sabia que havia sido seguido naquele dia. Então eu vi um esquadrão vindo correndo. Eu estava lá com minha esposa e meu filho de dois anos e fui levado à força para a delegacia. Acabei em uma cela da polícia”, disse.
O homem foi condenado a 11 anos de prisão por seus delitos. “Eu tinha 23 anos, recém-casado, filho pequeno e casa própria”, observou.
Nessa época, sua esposa aceitou Jesus e passou a interceder pela vida de Piet, junto com seus pais cristãos.
Encontrando Deus na prisão
Certa noite em sua cela, o criminoso teve uma experiência sobrenatural com Deus que mudou sua vida para sempre.
“Eu tive uma visão. Uma grande luz veio sobre mim e senti um amor que nunca havia sentido antes. Aquele sentimento de tensão também foi embora, fiquei em paz e tranquilo, aceitei a situação em que estava”, contou.
“Então, na manhã seguinte, liguei para minha esposa e contei a ela o que havia acontecido. Ela disse: 'Isso é coisa de Deus!'. Eu havia provado um toque maravilhoso de Deus!”, testemunhou.
Piet pediu uma Bíblia ao capelão da prisão e iniciou uma jornada de transformação com Jesus.
Vida transformada
Como resposta de oração de sua família, a pena do ex-criminoso foi diminuída para 7 anos. Após ser libertado, muitas pessoas se surpreenderam com a mudança de Piet e perguntaram o que havia acontecido.
Ele respondeu: “Encontrei Deus”. “Em vez de fumar baseado, minha Bíblia estava ao lado da cama e eu estava procurando por Deus. Acharam que eu era um exemplo e me pediram para ajudar a iniciar um projeto de conscientização nas escolas”, comentou.
Hoje, Peit congrega na igreja local “Nova Criação” e atua na evangelização. “Eu realmente me converti. Também rompi com pessoas más na minha vida. Deus é tão bom!", celebrou ele.