A canção “Confiarei” foi composta a fim de entregar todas as dúvidas, planos, incertezas e preocupações a Deus. Relembrando e reconhecendo de que tudo o que temos e somos vêm Dele.
“Confiarei nasceu de muitas dúvidas e decisões que eu, um jovem e solitário músico e missionário vivia. Foi quando Deus falou comigo no Salmo 37:5 e eu pude depositar toda a minha vida nas potentes mãos de Deus”, conta Lyu,
O texto de Salmo 37.5 diz: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie Nele, e Ele o ajudará.”
Jeremias Lyu saiu da Coreia do Sul em 2006, aos 7 anos de idade, com seus pais, atendendo ao chamado missionário que seu pai recebeu naquele momento.
Diferente da maioria dos imigrantes coreanos, que chegam ao país em busca de trabalho ou refúgio, a família Lyu foi enviada ao campo missionário na cidade de Itapeva, interior de São Paulo. Hoje, a missão dada aos pais de Jeremias já completa 15 anos e continua crescendo e dando frutos ao Reino.
A família de Jeremias Lyu faz missões no interior de SP. Foto tirada em 2009. (Crédito: Arquivo Pessoal/Jeremias Lyu)
Sua infância e adolescência foram marcadas por mudanças, solidão e dificuldades, momentos nos quais aprendeu a se entregar e se relacionar mais intimamente com Deus.
Ele teve de deixar o campo missionário dos pais, em Itapeva, e caminhar somente com a irmã mais velha, em direção à capital do Estado, para estudar e dar andamento ao próprio chamado. Mas não foi mais um reinício fácil e tranquilo.
“Com 15 anos de idade, tive a oportunidade de vir para São Paulo, em busca de melhores condições para estudar e, por mais que me dedicasse, as notas me frustravam e passei a me sentir solitário, perdido, pequeno e incapaz. Enquanto chorava, clamava e reclamava, sentia Deus se chegando a mim, me abraçando e consolando”, lembra Lyu, hoje com 23 anos.
Foi de momentos assim que “Confiarei” foi concebida.
Ouça:
Música que viralizou
Jeremias foi viralizado nas redes sociais cantando louvores em português e coreano. Tudo começou em 2022, quando ele começou a registrar e a postar vídeos cantando louvores em coreano, sua língua materna.
Louvores muito conhecidos pelo público brasileiro, mas que também são amplamente divulgados e cantados nas igrejas sul-coreanas.
“Meu único objetivo era expressar e testemunhar tudo aquilo que eu experienciava e vivenciava com Deus. Era um momento íntimo, que eu postava para que outros, que se sentissem como eu, pudessem saber que Deus é presente e está conosco”, conta.
Mas os seus vídeos chegaram a muitas pessoas. Alcançando cristãos que se identificam e gostam da cultura coreana como K-pop, Doramas, gastronomia da Coreia.
Em agosto de 2022, Jeremias fez um cover da música “Bem perto está” do pastor Adhemar de Campos, em coreano e português e postou em seu perfil no Instagram. A música também é muito conhecida e sempre reproduzida em cultos na Coreia do Sul.
O vídeo chegou ao pastor Adhemar, que chamou o jovem cantor para ‘tomar um cafezinho’.
“Eu achei que era só um convite educado, desses que a gente é chamado, mas a pessoa nunca marca de verdade. Mas o ‘café’ aconteceu”, brinca.
Dos encontros pessoais e virtuais, surgiu a ideia dos dois gravarem ‘Bem Perto está’ em coreano e português, com a produção de Paulo César Baruk. Em breve a data deste lançamento será divulgada.