Dizem que quem canta seus males espanta. Para Lucas da Silva Peruch, de 19 anos, esse ditado tem lá o seu fundo de verdade. Incentivado pelos familiares, o cantor mostra seu potencial vocal em festivais da região.
Lucas canta há cerca de dez anos. Já participou de festivais regionais e estaduais. Em 2009, ele ficou em primeiro lugar na etapa regional do Festival Nossa Arte, das Apaes da região carbonífera. Lucas conta que sempre gostou de cantar e que já tinha esse sonho. "Gosto principalmente de cantar músicas gospel", ressalta o cantor.
A professora de Lucas, Maria Angelina da Silva, percebeu o talento do menino assim que ele começou a frequentar a Apae de Criciúma. Lucas tem uma leve deficiência mental, mas isso não impede que ele se dedique e mostre todo o seu talento com a música.
"É uma satisfação muito grande. É uma realização pessoal, porque é um trabalho que a gente fez e deu certo. É muito gratificante vê-lo cantando", conta a professora, ao falar do festival em que o menino ficou em primeiro lugar em 2009.