Brasil ajuda lucro do Santander a subir 6% no trimestre

Brasil ajuda lucro do Santander a subir 6% no trimestre

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O lucro do bancos espanhol Santander subiu 6% no primeiro trimestre deste ano, puxado pelo forte crescimento em sua unidade no Brasil, e, em menor extensão, no Reino Unido. O segundo maior banco da Europa em valor de mercado, atrás do HSBC Holdings, teve lucro líquido de 2,22 bilhões de euros (US$ 2,94 bilhões) entre janeiro e março, em comparação com os 2,10 bilhões de euros obtidos no mesmo período de 2009. O resultado superou as estimativas dos analistas, que eram de lucro de 2,16 bilhões de euros.

O Santander informou que seus ganhos ganharam impulso extra das compras feitas nos últimos anos no Brasil e no Reino Unido. O Brasil contribuiu para um quinto do lucro do grupo, com 603 milhões de euros nos três meses, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro no Reino Unido totalizou 480 milhões de euros, um crescimento de 17%. "Nós temos visto uma forte aceleração da atividade no Brasil nos últimos meses", afirmou José Antonio Alvarez, diretor-financeiro do banco. Alvarez disse esperar que o crédito tenha expansão de mais de 20% no Brasil neste ano, mesmo depois de ter diminuído 5% no ano no primeiro trimestre.

Na Europa continental, o lucro líquido do Santander subiu 5%, para 1,37 bilhão de euros. A inadimplência aumentou para 3,34% do total de empréstimos, de 3,24% no primeiro trimestre de 2009. Esse foi o menor crescimento em seis trimestres. O banco separou 2,44 bilhões de euros para cobrir perdas com empréstimos no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 10% em relação a um ano antes.

Por: Danielle Chaves

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições