Meirelles diz que economia brasileira entrou em fase de expansão

Meirelles diz que economia brasileira entrou em fase de expansão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Apesar do recuo de 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2009, o Banco Central acredita que a economia brasileira entrou em fase de expansão. Em nota, o presidente da autoridade monetária, Henrique Meirelles, ressaltou o desempenho da indústria e a expansão do investimento registrados no quarto trimestre do ano passado.

"Os dados de Contas Nacionais divulgados hoje, dia 11, pelo IBGE confirmam que, após breve processo recessivo, a economia brasileira entrou em fase de expansão vigorosa", afirmou.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, o PIB no quarto trimestre cresceu 2% em relação ao trimestre anterior. Nesse período, o investimento cresceu 6,6% e a indústria, 4%.

"No quarto trimestre de 2009, os destaques foram, pelo lado da oferta, o crescimento da indústria e, pelo da demanda, a expansão do investimento, evidenciando a retomada da confiança nas perspectivas de nossa economia", completou Meirelles na nota.

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central volta a se reunir na semana que vem. Economistas do setor financeiro concordam que a taxa básica de juros deve subir no curto prazo, mas discordam sobre o "timing": março ou abril.

Por: Lorenna Rodrigues

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições