Vendas do varejo crescem 2,7% em janeiro

Vendas do varejo crescem 2,7% em janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

As vendas no varejo brasileiro cresceram 2,7% em janeiro em volume, na comparação com dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, dia 11. Na comparação com janeiro de 2009, houve elevação de 10,4%.

Economistas consultados pela Reuters previam um crescimento em janeiro mês a mês de 1,6% e uma alta de 8,7% perante o ano anterior.

A principal contribuição para o resultado positivo ante janeiro do ano anterior veio do setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 10,2%.

"Este desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento real efetivo dos assalariados", afirmou o IBGE em nota.

Outros setores

Além dos supermercados, todas as atividades tiveram crescimento ante janeiro de 2009. Outras que influenciaram bastante o resultado global foram móveis e eletrodomésticos (+17,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,3%), e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+32,2%).

As dez atividades pesquisadas também tiveram resultados positivos frente a dezembro do ano passado, com ajuste sazonal. Os destaques foram móveis e eletrodomésticos (+7,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+5,8%), e livros, jornais, revistas e papelaria (+3,2%).

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo mais atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção cresceu 10,3% em volume de vendas em relação a janeiro de 2009.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições