Segundo levantamento do MEC, quase 28 mil jornalistas se formaram em 534 cursos da área espalhados pelo Brasil. O dado é referente à última pesquisa feita pela instituição, em 2006. A FENAJ contesta o número: a estimativa da organização é de que entre 7 e 8 mil jornalistas são formados todos os anos.
Para Sérgio Murilo de Andrade, presidente da FENAJ, uma relação entre o número de estudantes que ingressam nos cursos de jornalismo e o número de concluintes deve ser feita. Muitos estudantes ingressam nos cursos de jornalismo, mas, em muitos casos, menos da metade conclui, afirma Andrade.
O número de interessados pela área jornalística vem crescendo. O último vestibular da Fuvest mostrou que jornalismo foi o curso mais concorrido, com mais de 2500 inscritos para apenas 60 vagas.
Os formandos são muitos, ao contrário das vagas no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho, 1297 vagas foram criadas em 2006. no ano seguinte houve um crescimento, com 1409 vagas. Mas esse aumento ainda é pequeno para o número de jornalistas que são formados anualmente.
Os recém-formados se deparam com um mercado diverso, mas as redações estão cada vez mais enxutas. O jornalista que tinha uma função específica, agora trabalha em diversas funções, como pauta, reportagem, entre outras. Assessoria de imprensa e comunicação interna é um mercado que oferece mais vagas. Vejo que o mercado é restrito para quem quer trabalhar em redação. A maioria dos meus colegas de classe está trabalhando em assessoria de imprensa, afirma Bruno Calixto, recém formado pela UNESP, e repórter da ONG Amigos da Terra.
Jornalistas formados anualmente
Universidades Federais 1.942
Universidades Estaduais 621
Universidades Municipais 888
Univ. e faculdades particulares 13.004
Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas 11.514
Cursos de jornalismo
Universidades Federais 40
Universidades Estaduais 22
Universidades Municipais 17
Univ. e faculdades particulares 296
Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas 159
Dados: MEC (2006)