Direção do Hospital Universitário de Brasília pede demissão

Direção do Hospital Universitário de Brasília pede demissão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

A diretoria do Hospital Universitário da Universidade de Brasília entregou nesta segunda-feira ao reitor José Geraldo Júnior um pedido de demissão coletiva em função da MP (Medida Provisória) 520, em tramitação na Câmara dos Deputados, que pretende criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A medida propõe um novo modelo de gestão para os hospitais universitários, administrado pelo MEC (Ministério da Educação).

A carta dos médicos informa que a demissão é irrevogável e se dá em função da "evidente divergência de postura ideológica e prática" entre a administração superior da UnB (Universidade de Brasília) e os diretores do hospital em relação à MP.

Desde que a medida foi enviada ao Congresso Nacional, no último dia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, os sindicatos da categoria se posicionaram contra a mudança. O texto do projeto fala em "apoiar a prestação de serviços médico-hospitalares, laboratoriais e de ensino e pesquisa nos hospitais universitários federais".

De acordo com o MEC, a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é uma tentativa de regularizar a situação dos hospitais universitários, cujas contas estão sendo questionadas pelos órgãos de fiscalização e controle.

Hoje, boa parte dos funcionários dos hospitais é contratada por meio de fundações de apoio ou por outras modalidades de terceirização, consideradas ilegais. Essa função seria assumida pela empresa. Os sindicatos alegam que a MP oficializa a terceirização e a privatização dos serviços oferecidos pelos hospitais universitários.

A carta é assinada pelo diretor-geral do hospital, Gustavo Romero, pela diretora de serviços assistenciais, Elza Noronha, pela diretora de ensino e pesquisa, Maria Imaculada Junqueira e pela diretora executiva, Laene Gama.

A reportagem procurou os diretores do hospital, mas não conseguiu contato.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições