Loco, Maicosuel e nacionalização do clube: Bota aposta forte no marketing

Loco, Maicosuel e nacionalização do clube: Bota aposta forte no marketing

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Durante a Copa do Mundo, o Botafogo lançou a camisa celeste alvinegra, em homenagem a Loco Abreu. Pouco depois, veio a linha de produtos de Maicosuel, aproveitando a oficialização da contratação do ‘Mago’. Agora, a aposta é em um uniforme especial por conta da convocação de Jefferson para a Seleção. Tudo isso faz parte de um plano da diretoria do Glorioso para capitalizar com o bom momento de seus jogadores. Uma aposta no marketing para trazer retorno financeiro depois do investimento para contratar esses atletas.

- O Botafogo é o time que mais criou ídolos na história do futebol nacional, mas temos como o último nome representativo o Túlio Maravilha. Estamos trabalhando para criar ídolos. Há fatores incontroláveis para isso: empatia com a torcida e os resultados em campo. O fator controlável é o apoio do marketing. Neste momento, temos alguns atletas com potencial para entrar na historia do clube. Herrera, Caio, Maicosuel, Jefferson, Jobson e o Loco Abreu têm uma relação ótima com os alvinegros e podem, dentro desse cenário, trazer recursos para o clube – afirma Marcelo Guimarães, responsável pelo departamente comercial e marketing do Botafogo. Mas se engana quem pensa que as metas alvinegras estão traçadas apenas para dentro de campo. Fora dele, o clube tem projetos também ambiciosos. O principal objetivo é chegar aos torcedores que vivem fora do Rio de Janeiro.

- O Botafogo tem uma característica que é um clube com uma torcida nacional. Temos uma presença muito grande em Belém, João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte... Isso demonstra que precisamos nacionalizar também o marketing – explica Marcelo.

E algumas coisas já começaram a ser feitas. O “Feijão no Fogão”, evento em que jogadores participam de um almoço com torcedores, passou a ser itinerante. Algumas cidades fora do Rio foram palco dessa confraternização que possibilita outras ações de marketing. Produtos licenciados são vendidos nesses locais, assim como assinaturas do projeto sócio-torcedor. Além disso, as cidades se comprometem a criar um núcleo de futebol infantil do clube. Ou seja, o Botafogo busca criar categorias de base em outros lugares do país. Para ficar mais próximo dos torcedores (tanto os que vivem no Rio quanto os de outros estados), o Botafogo aposta em uma importante arma: a internet. O clube tem investido em seu site e nas mídias sociais, em especial no twitter. A procura por novas ferramentas pode ser vista até nos projetos que envolvem Maicosuel: o jogador terá um game online com sua imagem para atrair o público infantil. No site do Botafogo, uma estrela de fora do futebol empresta seu prestígio às campanhas do clube. O humorista Marcelo Adnet, além de ser o garoto-propaganda do sócio-torcedor, ainda gravou vídeos para instigar a torcida enquanto Maicosuel não era anunciado ( clique e assista ). Coube ao ator também a tarefa de anunciar o “Mago” em um vídeo ( Adnet conta como é escrever uma coluna esportiva e fala sobre piadas com Ronaldo. Assista acima )

- Queremos marcar uma forte presença na internet. Isso aproxima o torcedor. Em relação ao Adnet, posso dizer que ele caiu do céu para nós. Ele representa a imagem do jovem torcedor botafoguense. Inteligente, bem-humorado e profundamente identificado com a história do clube e disposto a ajudar o Botafogo. Nunca cobrou um real para participar das nossas ações. Somos muito agradecidos. Ele é um fenômeno do humor. Relacionar o time à imagem dele é ótimo. Apesar de todas essas ações, o Botafogo ainda não tem um balanço do lucro que obteve. Em relação às camisas celestes alvinegras, a venda foi um sucesso. Cada estoque que chegava à loja oficial do clube esgotava rapidamente. Os produtos oficiais de Maicosuel também têm vendido bem, o que anima a diretoria.

Já em relação ao número de associados, o clube ainda fará as contas para saber quantos efetivamente estão em dia e quantos foram angariados com o “Feijão no Fogão itinerante”

- Não tem como mensurar do ponto quantitativo ainda o número de adesões que tivemos. Mas podemos ver o impacto local que causa o evento. Durante dois dias em João Pessoa, o Botafogo esteve em todos os noticiários da cidade. Isso gera uma aproximação com os fãs e um grande impacto.

O próximo evento organizado pelo clube deve ser uma sessão de autógrafos e fotos com Maicosuel, nos mesmos moldes que houve semanas atrás com Loco Abreu. A data, contudo, ainda será analisada.

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