O Comitê Organizador Local afirmou que o teste feito na Arena Corinthians, na partida entre Corinthians e Botafogo, neste domingo, pelo Brasileirão, foi um sucesso. Porém, foram detectados problemas nas saídas das estações do metrô e dificuldades no acesso ao estádio.
Tiago Paes, gerente geral de integração operacional do COL, disse que o saldo foi positivo. Ele, porém, se mostrou surpreso ao ser informado das falhas na chegada dos torcedores. Um leitor de ingressos colocado em um dos pontos de bloqueio na saída do metrô não funcionou. Depois, os detectores de metal também falharam. Houve confusão, controlada com alguma dificuldade pela Polícia Militar.
– Fiquei do lado leste até o início da partida e tudo funcionou bem. Para mim, essa informação é nova - disse Tiago Paes.
Depois, Paes lembrou que as catracas e o fluxo de saída organizado no metrô foram de responsabilidade do Corinthians, mandante da partida. Ele garantiu que a operação durante o Mundial será diferente.
– Na Copa, usaremos outra catraca e elas serão posicionadas em outro lugar. No metrô, aumentaremos o número dos funcionários e o fluxo de torcedores será maior. Hoje, era um jogo do Campeonato Brasileiro, organizado pelo mandante, e aproveitamos para fazer um novo evento-teste. A organização para um jogo de Brasileiro é uma, para a Copa é outra maior – explicou.
Ele garantiu que tudo funcionará já no jogo inaugural entre Brasil x Croácia, no próximo dia 12 de junho, uma quinta-feira.
– Pelo lado da operação do COL, a avaliação é extremamente positiva. Pudemos incrementar algumas ações, como o número de voluntários, a zona mista e a região da imprensa. Tudo vai funcionar no dia 12 - disse o dirigente.
Na sequência, Raquel Verdenacci, coordenadora do COL, falou sobre a não utilização da arquibancada provisória norte superior. Pouco mais de 37 mil torcedores assistiram ao empate por 1 a 1 entre Corinthians e Botafogo. Na Copa, a capacidade será de 68 mil lugares.
– Ela (a arquibancada provisória) não foi utilizada porque ainda na quarta-feira será feita a inspeção e o teste que falta para conseguirmos a liberação. O local não corre nenhum risco de não ficar pronto e é 100% seguro – disse.
Para Tiago, o que resta fazer estará pronto até o dia em que Brasil e Croácia abrirão a Copa do Mundo.
– Tudo vai melhorar, não tenho dúvida. Todo mundo está muito mais familiarizado com o evento desse porte. Quando chegarmos ao jogo semifinal, estaremos fazendo tudo de olho fechado – disse, referindo-se ao último jogo da Copa em São Paulo.
A Arena Corinthians era para ter sido entregue em dezembro do ano passado. Porém, um acidente em novembro atrasou as obras. Um guindaste despencou e matou dois funcionários, além de destruir parte da estrutura das arquibancadas. Em março, um terceiro operário morreu ao despencar de 8m de altura.