Barco que tentará furar bloqueio a Gaza pode chegar nesta sexta-feira

Barco que tentará furar bloqueio a Gaza pode chegar nesta sexta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O barco de bandeira irlandesa Rachel Corrie, que tentará furar o bloqueio de Israel e entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, pode chegar à zona de exclusão determinada por Israel ainda nesta sexta-feira, segundo informou à BBC Brasil uma porta-voz do movimento Free Gaza, que organiza a viagem.

O Rachel Corrie fazia parte da frota atacada pelo Exército israelense na segunda-feira passada, mas acabou ficando para trás por causa de problemas mecânicos. Pelo menos nove pessoas foram mortas na ação militar israelense, que teve o navio turco Mavi Marmara como principal alvo.

Segundo o Free Gaza, o Rachel Corrie navegava nesta sexta-feira pelo Mediterrâneo rumo a Gaza. A rádio do Exército de Israel chegou a afirmar que o barco teria dado meia volta e retornado à Irlanda, mas a informação foi desmentida pelo Free Gaza.

''Há informações circulando em alguns órgãos da imprensa de que o Rachel Corrie teria voltado por problemas em dois barcos de apoio. Não há nenhum barco seguindo viagem com o Rachel Corrie e nosso integrante citado nas reportagens nunca disse que o barco tinha voltado'', esclareceu Greta Berlin.

O último contato com a tripulação do barco foi feito, segundo Berlin, na noite de quinta-feira, quando receberam a informação de que ele estava próximo à ilha de Creta, na Grécia.

''Se a viagem prosseguir normalmente, eles podem chegar a Gaza ainda na tarde desta sexta-feira'', previu.

Israel, no entanto, já avisou que não vai permitir a chegada do barco e insiste que ele seja desviado para um porto israelense ou para o Egito, onde a carga poderia ser inspecionada antes de seguir para o território palestino por terra.

Israel alega temer que a carga - que inclui cimento e cadeiras de roda - também seja usada para fins militares pelo grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

No porto da Cidade de Gaza, prepara-se uma festa para os passageiros do barco. Um dos participantes é a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Mairead Maguire, disse o correspondente da BBC em Gaza Jon Donison.

Ação militar

Na última segunda-feira, pelo menos nove pessoas morreram - oito turcos e um americano - em uma ação militar israelense de abordagem à frota de envio de ajuda para Gaza. Há informações de que o americano - que também tinha nacionalidade turca - morreu com vários tiros disparados de perto.

Centenas de ativistas foram presos e deportados de Israel desde então. O incidente provocou uma onda de críticas internacionais, e o Conselho de Segurança da ONU emitiu declaração pedindo que o caso seja investigado imediatamente, de forma ''imparcial, crível e transparente''.

O autor de romances policiais sueco Henning Mankell, um dos escritores mais famosos do país, estava entre os passageiros de um dos barcos da frota atacada. Ele viu, à distância, o assalto ao navio Mavi Marmara, que liderava a frota.

Em entrevista coletiva em Berlim, depois de ser deportado de Israel, o escritor defendeu que sejam adotas sanções contra o Estado de Israel, nos moldes das sanções adotadas contra a África do Sul durante o regime do apartheid.

Segundo Mankell, Israel saiu ''para cometer assassinato''. ''Eu não entendi porque eles usaram tanta força'', disse, afirmando que os passageiros foram tratados com extrema agressividade.

Outros ativistas a bordo do Mavi Marmara - entre eles a cineasta brasileira Iara Lee - também relataram cenas de violência por parte dos soldados.

Na quinta-feira à noite, em entrevista à rede de TV americana CNN, o presidente Barack Obama disse que a morte dos ativistas foi ''trágica'', mas afirmou que o incidente pode ter efeitos positivos sobre o processo de paz na região.

Desde a ação militar, o primeiro-minsitro israelense Binyamin Netanyahu vem sofrendo pressão para suspender o bloqueio terrestre e marítimo a Gaza, imposto em 2007 quando o Hamas assumiu o controle do território.

Segundo o canal 1 da TV israelense, Netanyahu teria dito na quinta-feira ao ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair que estaria disposto a flexibilizar o bloqueio marítimo a Gaza, caso fosse instaurada uma comissão internacional para inspecionar a carga dos navios. Blair é um dos representantes do Quarteto, grupo que negocia a paz no Oriente Médio formado por EUA, Rússia, União Europeia e ONU.

A embarcação de bandeira irlandesa aguardada no território foi batizada de Rachel Corrie em homenagem à ativista americana de mesmo nome morta em Gaza em 2003, quando tentava impedir que uma escavadeira demolisse uma casa palestina.

Os organizadores da missão instalaram câmeras de segurança e equipamentos de gravação para registrar todas as ações a bordo, para garantir a segurança dos passageiros civis e precisão de informações no caso de um futuro inquérito sobre a missão.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições