Premiê de Israel vence primárias do Likud

Premiê de Israel vence primárias do Likud

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

EFE

Benjamin Netanyahu foi referendado líder do partido governante e aspirante ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições

O partido que governa Israel, o Likud, referendou Benjamin Netanyahu como seu líder e aspirante ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições gerais, após o anúncio dos resultados das primárias realizadas na terça-feira em todo o país.

Leia também: Netanyahu promete tratar extremistas judeus como insurgentes palestinos

 

 

Premiê israelense Benjamin Netanyahu fala durante reunião do Likud no Parlamento, em Jerusalém (30/1/2011)

Foto: Reuters

 

Apuradas quase todas as cédulas, o atual primeiro-ministro israelense obteve 74% dos votos, enquanto seu rival, o ultradireitista Moshe Feiglin, alcançou 24%, informou a imprensa local na manhã desta quarta.

"Agradeço a todos pela confiança e o renovado apoio", disse Netanyahu em um breve ato nos Jardins de Exposições de Tel Aviv, onde foi realizada a apuração. Cerca de 50% dos 125 mil filiados ao Likud exerceram seu direito de votar em uma eleição na qual o resultado já era esperado e que esteve voltada no debate sobre a influência de círculos radicais dentro do partido governante

"Hoje venceu o verdadeiro Likud. Seguiremos governando com responsabilidade", declarou Netanyahu sobre a crescente presença de militantes residentes nas colônias nas fileiras de seu partido.

A televisão israelense informou na noite de terça-feira que cerca de 30% dos militantes do Likud são colonos e que seu voto será decisivo quando o partido eleger a lista de deputados para o pleito.

As primárias do partido governante são o preâmbulo de um processo eleitoral iniciado em Israel e que terá continuidade em março com o pleito interno do partido Kadima, que atualmente é presidido pela ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni.

Israel deve realizar eleições gerais no início de 2013, mas o mais provável é que o pleito seja antecipado para esse ano, segundo a opinião dos especialistas.


Continue lendo...

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições